Ainda há falhas nos rótulos de carnes

carne

A Deco – associação do consumidor – divulgou o seu mais recente estudo e há duras críticas direcionadas para o setor das carnes.

Em causa está ainda o grande número de casos encontrados em que a carne não está devidamente rotulada.

Para a Deco, «não é admissível que continuemos a encontrar tantas falhas na rotulagem da carne à venda em talhos e hipermercados».

A associação salienta que a legislação em vigor tem já 15 anos e, ainda assim, foram bastantes os exemplos encontrados em que a lei não foi devidamente cumprida.

«Cerca de 30% das mais de 700 peças que comprámos, simplesmente, não têm a informação necessária que permita ao consumidores saber a sua origem. E o número ainda é mais espantoso se considerarmos, apenas, a carne de vaca – 44% das amostras nada dizem», critica a Deco em comunicado.

A associação justifica a sua preocupação com esta questão explicando que «só sabendo todo o percurso dos animais que consumimos até ao nosso prato é que estamos em condições de avaliar a sua segurança».

No caso de algum talhante não saber a origem da carne que um determinado fornecedor lhe entregou, esta é informação que tem de ser pedida, seja ao produtor, seja ao intermediário.

«Têm de cumprir a lei», afirma a associação no texto que acompanha o estudo levado a cabo. 

Fonte: Lusa

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip