AHSA integra missão em Marrocos sobre mobilidade de trabalhadores

A Associação dos Horticultores, Fruticultores e Floricultores dos Concelhos de Odemira e Aljezur (AHSA) participou recentemente numa missão exploratória em Marrocos, promovida no âmbito do projeto “Promoção de uma boa gestão da migração laboral para Portugal”, uma iniciativa da Organização Internacional para as Migrações (OIM) e que conta com a parceria da AHSA. A missão realizada no norte do continente africano teve como objetivo abordar a mobilidade internacional de trabalhadores marroquinos, procurando perceber que mecanismos institucionais e que oportunidades são necessárias criar e fomentar para estabelecer relações benéficas para os dois países, tendo por base o recrutamento ético.

A missão – em que participaram dois representantes da direção da AHSA e a que se juntaram, ainda, membros de duas empresas associadas, que puderam usufruir e contribuir com a partilha da experiência de recrutamento internacional – ficou marcada por um conjunto de reuniões de trabalho, destacando-se, aqui, o encontro com a Embaixada de Portugal em Marrocos. Refira-se, ainda, as reuniões com a agência nacional de emprego ANAPEC (National Agency for the Promotion of Employment and Skills), com os Ministérios da Área do Trabalho e das Relações Externas (Ministry of Economic Inclusion, Small Business, Employment and Skills e Ministry of Foreign Affairs, African Cooperation and Moroccans Residing Abroad) e, também, com um centro de formação agrícola. A iniciativa, que procura colocar o tema da migração laboral no centro da discussão a nível nacional, mas, também, internacional, foi coorganizada pela OIM Portugal e OIM Marrocos e contou com o apoio de diversas entidades locais.

Nova missão exploratória agendada para o final de 2022

Para Luís Mesquita Dias, presidente da direção da AHSA, “chegar a Marrocos e ser positivamente surpreendido por um conjunto de fatores que colocam o país num patamar muito interessante foi, sem dúvida, um ponto marcante”. E acrescenta: “Acredito que apenas em conjunto, em sinergia, será possível trabalharmos um dossiê tão sério e desafiante como é o caso da migração laboral e do recrutamento ético”. “As linhas basilares deste caminho estão traçadas. É hora de, em conjunto e de forma global, colocar em prática modelos que permitam alcançar processos dignos para todos, especialmente para os trabalhadores migrantes”, conclui.

Depois do “Estudo exploratório sobre os mecanismos de migração laboral para Portugal” – que integra o projeto “Promoção de uma Boa Gestão da Migração Laboral para Portugal” –, realizado pela OIM, com o apoio da AHSA, e da missão a Marrocos, está prevista, agora, uma outra missão, desta feita na Índia. Esta nova reunião decorrerá no final de 2022.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip