Agrovid e SIEB, as feiras da vinha e da adega, atraem quase 6.000 visitantes

 Agrovid e a Mostra Ibérica de Equipamentos para Adegas (SIEB) viveram três dias de intensa actividade na área da exposição comercial, onde participaram mais de 160 empresas, e nos diferentes fóruns de apresentações, conferências e mesas redondas.

O número de visitantes atingiu 6.000 profissionais de todas as comunidades autónomas espanholas - incluindo as ilhas - e houve uma participação significativa de diferentes áreas vitícolas de Portugal, desde o Minho ao Alentejo, Porto, Beira, Lisboa, etc. Profissionais de organizações internacionais como o Institut Oenologique de Champagne, com sede em Montpellier (França), também participaram na feira.

Agrovid e SIEB são duas feiras bienais especializadas no cultivo da vinha e no equipamento vinícola. Estavam inicialmente agendadas para Janeiro mas foram transferidas para Março devido à situação sanitária no Natal com altas taxas de infecção por Covid-19.

"Acreditamos que fazer com que a Agrovid e o equipamento da adega se mostrem coincidentes acrescenta valor aos dois eventos, a ligação entre a vinha e a adega é fundamental e permite aos visitantes obter informações relevantes em ambas as áreas", diz o director-geral da Feira de Valladolid, Alberto Alonso.

"As primeiras impressões que recebemos tanto dos expositores como dos visitantes são muito positivas, e valorizam particularmente a qualidade das exposições e o perfil dos visitantes. Com vista à próxima edição, em 2024, trabalharemos na consolidação da linha que nos propusemos: uma plataforma de negócios para expositores e visitantes e a expansão da participação de Portugal", acrescentou Alonso.

Conferências e mesas redondas

O intercâmbio de conhecimentos é outro dos eixos fundamentais da Agrovid e do SIEB e a edição deste ano contou com a participação de especialistas de renome em áreas como a fitossanidade, automação de adegas, inovação na vinificação, desafios futuros para as explorações vitivinícolas, sustentabilidade e como a I&D&I cria valor para o sector vitivinícola.

Além disso, na quinta-feira 24, a Organização Interprofissional Espanhola do Vinho (OIVE) e a Plataforma Tecnológica do Vinho revelaram detalhes da Agenda Estratégica de Inovação do sector para o período 2021-24, que inclui oito grandes estratégias-chave que integram os objectivos científicos e técnicos de cada área da cadeia de valor do vinho, e que estão perfeitamente alinhadas com 13 dos 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.

"A I&D é essencial para fazer avançar a competitividade, qualidade e rentabilidade do sector vinícola espanhol, daí a necessidade de uma série de estratégias-chave que integrem os objectivos científico-técnicos e se baseiem na inovação como eixo principal". Isto foi explicado pela directora da OIVE, Susana García, e pelo director do PTV, Mario de la Fuente.

Após a apresentação da Agenda, realizou-se uma mesa redonda, moderada por Cristina Carro, directora da Surcos CyLTV, na qual as adegas José Pariente e Alma Carraovejas apresentaram estudos de caso de acções realizadas nas suas respectivas vinhas e adegas, por Leticia Carrera, chefe de produção, e Eva Navascués, directora de I&D e inovação, respectivamente.

A inauguração oficial de Agrovid e SIEB contou com a presença do Presidente do Parlamento de Castilla y León, Carlos Pollán, do Presidente da Câmara Municipal de Valladolid, Óscar Puente, do Vice-Ministro do Desenvolvimento Rural do Governo Regional de Castilla y León, Jorge Llorente, do Deputado de Aconselhamento aos Municípios da instituição provincial, Fernando Esteban, e do Presidente do Comité Executivo da Feira de Valladolid, Víctor Caramanzana.

Próxima reunião, Agraria 2023

O próximo encontro com os agricultores na Feria de Valladolid será a Agraria, a feira bienal de máquinas agrícolas, que terá lugar em Janeiro de 2023, de 24 a 27 de Janeiro, após a pausa obrigatória devido à pandemia.

www.feriavalladolid.com

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip