Agricultura: UE e São Tomé assinam acordo de cooperação

A União Europeia (UE) assinou na semana passada com o Governo são-tomense o 11.º Fundo Europeu de Investimento (FED) estimado em 28 milhões de euros, destinados a financiar obras nos domínios da água, saneamento e agricultura.

A ajuda financeira da UE, que tem uma duração de cinco anos (2015/2020), está repartida em 20 milhões de euros para água e saneamento, 6,75 milhões de euros para fileiras agrícolas de exportação e 500 mil euros para o reforço da ajuda comunitária.

A UE financia ainda iniciativas para a promoção dos direitos humanos e desenvolvimento da sociedade civil em São Tomé e Príncipe, através de diferentes projetos em áreas como gestão de resíduos, luta contra a pobreza, segurança alimentar, proteção da biosfera e a luta contra a violência doméstica.

O 11.º FED foi assinado no Ministério dos Negócios Estrangeiros são-tomense pelo embaixador da união europeia para São Tomé e Príncipe, Helmut Kulitz, e pelo ministro das Finanças e Cooperação Internacional, Agostinho Fernandes.

«Acredito firmemente que esse apoio de financiamento possa responder as necessidades de São Tomé e Príncipe que definiu esses objetivos para os próximos anos e que nós decidimos apoiar», disse Helmut Kulitz, citado pela Lusa.

O ministro agradeceu o apoio da UE por considerar que o mesmo «incide sobre duas áreas de concentração bastante importantes» para o arquipélago que são a água e o saneamento básico e a promoção das fileiras agrícolas de exportação.

Agostinho Fernandes agradeceu ainda a «forma célere» como o relacionamento entre São Tomé e a delegação da União Europeia em Libreville (Gabão) se tem desenrolado «o que permitirá nos próximos tempos relançar alguns projetos no âmbito do 10.º FED que conheceram algum atraso».

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip