Agricultura biológica potencia a biodiversidade

Um estudo recentemente publicado na revista Proceedings of the Royal Society of London B-Biological Sciences, indica que a agricultura biológica ajuda a biodiversidade.

Segundo os investigadores, os campos deste tipo de agricultura têm uma maior diversidade de ervas daninhas tal como os campos de agricultura convencionais nas suas imediações o que, por sua vez, atrai espécies de animais.

O estudo foi efetuado por investigadores do Centro de Estudos Biológicos de Chizé (Universidade de La Rochelle), em França, e teve como objetivo determinar os efeitos da agricultura biológica tanto localmente como à escala da paisagem.

Para tal, foi usado como caso de estudo a comunidade de ervas silvestres não cultivadas, tendo quantificando a sua diversidade no centro e nas margens de campos de trigo de inverno da região de Poitou-Charentes (centro-oeste de França) em regime de agricultura convencional e de agricultura biológica.

Os resultados revelaram que a riqueza específica de ervas silvestres era maior nos campos de agricultura biológica em relação aos de agricultura convencional (cerca do dobro, no centro dos campos e cerca de 30% nas margens) e maior nas margens do que no centro dos campos, verificando-se ainda que esta diferença era mais acentuada no caso da agricultura convencional.

Outra conclusão do estudo é que a mera existência de campos de agricultura biológica nas imediações de áreas cultivadas com uso de químicos fez aumentar aí o número de espécies de ervas silvestres não cultivadas, tornando-o semelhante ao dos campos de agricultura biológica no caso das zonas marginais.

Fonte: BBC

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip