Acordo entre UE e Canadá em matéria de equivalência em Produtos Biológicos


 

 

 

No seguimento de longas e intensas conversações entre a Comissão Europeia e as autoridades canadianas, em Junho, foi finalmente alcançado um acordo entre a União Europeia (UE) e o Canadá quanto a uma equivalência no segmento de produtos biológicos. 

A revisão das respectivas regras em matéria de produção e sistemas de controlo de produtos orgânicos levou à conclusão que as regras actualmente vigentes são equivalentes às impostas na legislação de ambas as partes. Adicionalmente, as autoridades desenvolveram acções de controlo in loco às regras de produção e medidas de controlo presentemente aplicadas.

Do lado comunitário, a regulação que acrescentou o Canadá à lista de países reconhecidos foi publicada a 21 de Junho de 2011. Por seu lado, o país norte-americano, confirmou a 23 de Junho que passa a reconhecer todos os produtos orgânicos made in UE como equivalentes ao Regulamento Canadiano para os Produtos biológicos. 

A equivalência agora firmada irá facilitar e, consequentemente, impulsionar o comércio de produtos agrícolas biológicos entre os dois mercados. Ainda no seguimento desta recente equivalência, os respectivos logótipos para produtos biológicos poderão ser usados em ambos os mercados. ¦

 

http://ec.europa.eu/agriculture/organic/home_pt

 

 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip