Agricultura: BEI compromete-se a lançar plano especial de garantias

No Conselho de Ministros de Agricultura e Pesca foi anunciado que «o Banco Europeu de Investimento (BEI) chegou a um compromisso com a União Europeia (UE) para avançar com carácter imediato com um plano especial de garantia para a agricultura, ou seja, colocar financiamento do Banco Europeu para o Programa de Desenvolvimento rural».

Segundo explicou o Conselheiro de Agricultura, Pecuária e Ambiente do Governo de Aragão, Modesto Lobón, «tanto as instituições como os particulares podem ter financiamento adicional desde que não se deixe de cumprir nenhuma das linhas do Programa de Desenvolvimento Rural».

Lobón assinalou que é «uma medida importante já que se pretende que a Europa ganhe competitividade na agroindústria e na agricultura e pescas», porque, como indicam os valores, «o grau de investimento está 15% inferior frente a 2007 e é necessário recuperar o tempo perdido».

Para além do financiamento, o BEI coloca à disposição dos projetos «assessoria tanto técnica como financeira e capacidade para as próprias autoridades que tenham de desenvolvê-lo, de forma a ganhar tempo», indica Lobón.

Por último, o Conselheiro anunciou que «o Plano Juncker vai contemplar ainda financiamento para a agricultura», declarações feitas à saída do Conselho de Ministros celebrado, esta semana, no Luxemburgo.

Fonte: Agrodigital
 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip