Açucareira dos Açores regulariza situação com 80 produtores de beterraba

«Confirmo que procedemos ao pagamento, há cerca de uma semana, e temos todos os produtores de beterraba da ilha de São Miguel com a situação em dia», dissePaulo Neves, responsável pela Sociedade Indústrias Agrícolas Açoreanas.

beterraba

Há cerca de um mês que os produtores de beterraba aguardam a regularização financeira com a indústria transformadora de açúcar, única nos Açores, o que gerou o descontentamento da Federação Agrícola dos Açores, que representa os agricultores.

O responsável pela Sociedade Indústrias Agrícolas Açoreanas declarou que as perspetivas de crescimento do número dos produtores de beterraba «são interessantes», mas os contratos só começarão a ser regularizados em janeiro.

«Temos sido abordados por alguns produtores e, neste momento, o número de cultivadores que contactou a Sinaga (60) é superior a igual período de 2015 (40)», disse.

Paulo Neves está otimista em relação ao aumento da área de cultivo da beterraba, mas prefere falar num «crescimento consistente», face à «expectativa dos cultivadores» com a empresa, que afirmou que «irá cumprir com as suas obrigações com os produtores».

A empresa, adquirida pelo Governo Regional há seis anos, possui um passivo de 22 milhões de euros, sendo que os ativos atingem cerca de 20 milhões de euros.

A 18 de novembro, o secretário regional da Agricultura e Florestas dos Açores, João Ponte, afirmou que uma solução para a empresa Sinaga seria conhecida dentro de seis meses.

Fonte: Açores 9 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip