Ação de sensibilização para bactéria que afeta gravemente culturas agrícolas

O Laboratório de Fitossanidade (FitoLab) do Instituto Pedro Nunes vai participar numa ação de sensibilização organizada pela Direção-Geral de Agricultura e Veterinária para o controle da bactéria Xylella fastidiosa em Portugal, a realizar-se no dia 12 de abril, sexta-feira, no auditório H1 da Escola Superior Agrária de Coimbra, pelas 10 horas.

xylella

A Xylella fastidiosa é responsável por uma doença sem cura que afeta gravemente culturas agrícolas de grande importância económica, como oliveiras, videiras, amendoeiras e cerejeiras.

A sessão é dirigida a produtores e fornecedores de material de propagação vegetativa e tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de um sistema de alerta e vigilância tecnológica que permita aos governos locais ou às autoridades nacionais tomarem as medidas necessárias para detetar, conter e erradicar esta doença.

A Xylella fastidiosa é uma bactéria fitopatogénica responsável por uma enorme variedade de doenças com grande impacto económico e ecológico para a agricultura, jardins públicos e meio ambiente.

Atualmente, é a bactéria com maior impacto na União Europeia, sendo considerada a principal ameaça aos setores agroambientais e florestais dado o seu elevado potencial destrutivo.

Em janeiro de 2019, Portugal informou oficialmente a Comissão Europeia da presença da bactéria Xylella fastidiosa em território nacional, que foi detetada em 41 em plantas de lavanda no jardim de um zoo, em Vila Nova de Gaia. Atualmente, já são seis os concelhos afetados.

O FitoLab é um dos dois "Laboratórios Oficiais" reconhecidos pela Direção-Geral de Agricultura e Veterinária para a deteção desta bactéria, tendo já realizado mais de 400 ensaios laboratoriais para o seu despiste em viveiros agrícolas de várias zonas do país.

"Temos todas as condições para integrar o plano de prospeção, bem como para realizar ensaios para a sua deteção nas zonas demarcadas, aumentando a capacidade de resposta a esta ameaça", explica Joana Costa, diretora do FitoLab.

«Estamos totalmente disponíveis para ajudar na criação de uma equipa supervisionada pelas autoridades competentes que reúna, a nível nacional e internacional, as competências necessárias para determinar as especificadas da doença em Portugal, a única opção para uma ação eficaz numa corrida contra o tempo».

O FitoLab do Instituto Pedro Nunes é um laboratório independente de fitossanidade dedicado à deteção e investigação de pragas e doenças de espécies hortícolas, frutícolas e florestais.

Conta com supervisão de docentes e investigadores ligados à Universidade de Coimbra, reunindo competências, conhecimentos e capacidade de resposta, garantindo qualidade e celeridade nas suas análises, realizadas de acordo com os padrões internacionais recomendados pela Organização Europeia e Mediterrânica de Proteção das Plantas (OEPP). 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip