Abrantes promove mercado de hortofrutícolas da época

A Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior (TAGUS) e os Núcleos de Produtores PROVE do Ribatejo Interior vão realizar um mercado de produtos hortofrutícolas da época, na manhã de dia 25 de junho, no Polivalente do Edifício Millenium, em Abrantes.

morangos

A integração de hortícolas biológicos, oficinas de sobremesas da horta e de hortas de varanda são a novidade desta iniciativa, avançam os promotores.

A iniciativa «pretende promover a comercialização de hortofrutícolas do produtor diretamente para o consumidor e sensibilizar a população para o consumo dos produtos de época e da região», informa a TAGUS.

A ação decorre ntre as 9h30 e as 13h00.

Além das bancas dos núcleos PROVE, o polivalente do edifício Millenium irá contar com a presença de produtores de hortofrutícolas biológicos de Abrantes, Constância e Sardoal.

O Mercado de Verão terá, também, duas oficinas integradas. Uma oficina de sobremesas da horta, às 9h45, dada pela produtora do 2º Núcleo de Produtores PROVE do Ribatejo Interior, Manuela Brazão. E outra sobre hortas de varanda, às 11h15, ministrada pelos produtores do 1º Núcleo, Simão Pita e João Dias.

A primeira oficina da manhã pretende que os participantes saibam identificar e utilizar, em receitas de sobremesas, vegetais que são vulgarmente usados em receitas salgadas, dando a conhecer que hortaliças podem ser utilizadas, o seu valor nutricional e algumas receitas. No final haverá, ainda, uma degustação de algumas dessas sobremesas.

O segundo workshop irá ensinar a cultivar hortofrutícolas e ervas aromáticas em pequenos espaços, identificando os ideais para vasos, floreiras ou pequenos canteiros; tipos de recipientes, substratos e características do local de cultivo a considerar; as técnicas de propagação e cuidados a ter na manutenção da horta.

As oficinas têm inscrição obrigatória e limitada a 15 participantes cada, que devem ser efectuadas, através do email comunicacao@tagus-ri.pt ou pelo telemóvel 91 490 98 72.

O Mercado de Verão é uma atividade desenvolvida, no âmbito do projecto social de inserção Bairro ConVida, liderado pelo Município de Abrantes e que envolve vários parceiros territoriais, como a TAGUS e os núcleos PROVE do Ribatejo Interior.

cartaz

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip