Abrantes promove mercado de hortofrutícolas da época
A Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior (TAGUS) e os Núcleos de Produtores PROVE do Ribatejo Interior vão realizar um mercado de produtos hortofrutícolas da época, na manhã de dia 25 de junho, no Polivalente do Edifício Millenium, em Abrantes.
A integração de hortícolas biológicos, oficinas de sobremesas da horta e de hortas de varanda são a novidade desta iniciativa, avançam os promotores.
A iniciativa «pretende promover a comercialização de hortofrutícolas do produtor diretamente para o consumidor e sensibilizar a população para o consumo dos produtos de época e da região», informa a TAGUS.
A ação decorre ntre as 9h30 e as 13h00.
Além das bancas dos núcleos PROVE, o polivalente do edifício Millenium irá contar com a presença de produtores de hortofrutícolas biológicos de Abrantes, Constância e Sardoal.
O Mercado de Verão terá, também, duas oficinas integradas. Uma oficina de sobremesas da horta, às 9h45, dada pela produtora do 2º Núcleo de Produtores PROVE do Ribatejo Interior, Manuela Brazão. E outra sobre hortas de varanda, às 11h15, ministrada pelos produtores do 1º Núcleo, Simão Pita e João Dias.
A primeira oficina da manhã pretende que os participantes saibam identificar e utilizar, em receitas de sobremesas, vegetais que são vulgarmente usados em receitas salgadas, dando a conhecer que hortaliças podem ser utilizadas, o seu valor nutricional e algumas receitas. No final haverá, ainda, uma degustação de algumas dessas sobremesas.
O segundo workshop irá ensinar a cultivar hortofrutícolas e ervas aromáticas em pequenos espaços, identificando os ideais para vasos, floreiras ou pequenos canteiros; tipos de recipientes, substratos e características do local de cultivo a considerar; as técnicas de propagação e cuidados a ter na manutenção da horta.
As oficinas têm inscrição obrigatória e limitada a 15 participantes cada, que devem ser efectuadas, através do email comunicacao@tagus-ri.pt ou pelo telemóvel 91 490 98 72.
O Mercado de Verão é uma atividade desenvolvida, no âmbito do projecto social de inserção Bairro ConVida, liderado pelo Município de Abrantes e que envolve vários parceiros territoriais, como a TAGUS e os núcleos PROVE do Ribatejo Interior.