Aberta a temporada da exportação da maçã portuguesa

A temporada de exportação de maçã já começou em Portugal, mais cedo do que o ano passado. Os pomares nacionais não registaram problemas durante a floração e o desenvolvimento dos frutos graças às amenas condições climáticas.

maçã

De acordo com Jono Zuma, gerente de exportação da United Grovers em Lisboa, iniciaram a exportação 15 dias antes do normal na região Oeste e estão a começar agora na região Norte.

A World Apple Bear Association (WAPA) espera que a produção alcance 312.000 toneladas este ano, e Portugal terá um aumento significativo da produção em relação a 2020.

“Se analisarmos os dados do WAPA, Portugal não é um fabricante muito representativo em comparação com países como Polónia, Itália ou França, mas a maçã portuguesa tem vindo a construir a sua reputação internacional há muitos anos”, afirma o especialista, acrescentando que “os membros da United Grovers exportam suas frutas para mercados tradicionais como Brasil, França ou Reino Unido há mais de 30 anos, mas a empresa está empenhada em focar-se em novos mercados internacionais, principalmente no Oriente Médio, mas também na Ásia e na América Latina América, e para isso contamos com a marca Queen Portugal”.

De acordo com Jojo Zuma, a qualidade será um factor-chave este ano, uma vez que a produção da maçã na Europa deverá aumentar 10%. No ano passado, a Polónia aumentou a sua produção em 22%, fornecendo quatro milhões de toneladas de maçãs. “Portanto, este ano, as nossas capacidades serão um pouco menores do que o desejado, principalmente porque precisamos de nos concentrar em agregar valor ao nosso produto, oferecendo qualidade premium. Esta é a maneira de evitar uma guerra comercial. Isso vai acontecer”, afirmou o responsável, afirmando que esperam “que a situação da logística marítima e dos preços dos contentores seja um pouco ajustada para que a Rainha Portugal possa levar as maçãs ao mundo”.

Fonte: Supply Chain Magazine

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip