Abelhas e pesticidas: projeto de atualização das orientações para consulta pública

 A EFSA lançou uma consulta pública sobre o seu projeto de documento de orientação sobre a avaliação dos riscos dos produtos fitofarmacêuticos e das abelhas, abrangendo abelhas melíferas, espécimes do género Bombus spp. e abelhas solitárias.

A EFSA está a responder a um pedido da Comissão Europeia no sentido de rever o documento de orientação, publicado pela primeira vez em 2013, tendo em conta os novos conhecimentos científicos entretanto surgidos.

São particularmente convidados comentários sobre as novas abordagens incluídas no projeto de orientações, que têm em conta a avaliação dos riscos e a análise estatística dos estudos de campo.

A consulta decorrerá durante 12 semanas, a fim de permitir a máxima participação das partes interessadas. A EFSA consultou as partes interessadas e os Estados-Membros sobre os principais aspetos da atualização das orientações em várias fases do processo de revisão.

As partes interessadas são convidadas a apresentar as suas observações sobre o projeto de documento e as suas informações suplementares através das páginas de consulta específicas. O prazo para a apresentação de observações é 3 de outubro de 2022.

Consulta pública: Orientações revistas sobre a avaliação dos riscos dos produtos fitofarmacêuticos das abelhas (Apis mellifera, Bombus spp. e abelhas solitárias)

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip