Abelhas: as razões do declínio

Na última década, a população de abelhas declinou drasticamente em várias regiões do mundo.

abelhas

Para tentar travar o fenómeno, uma equipa de cientistas britânicos está a sinalizar abelhas de modo a poder segui-las à distância. Até agora, há quase 800 abelhas marcadas com um pequeno sinal resistente às variações de temperatura.   

O projeto está a ser desenvolvido na Universidade Queen Mary em Londres.   

«Em primeiro lugar, pego na abelha e com o palito coloco um sinal na abelha. Uso uma pequena quantidade de super-cola, o suficiente para colar o sinal», explicou Dilem Canty, uma das investigadoras envolvidas no trabalho de terreno.   

O uso de pesticidas, a poluição e as alterações climáticas são as principais causas do declínio das abelhas. Um declínio que tem consequências na produção de alimentos porque a agricultura está diretamente dependente da ação dos polinizadores.   

«As abelhas contribuem para um terço dos alimentos que comemos através da polinização. Se não fossem as abelhas teríamos de ser nós a fazer a polinização. Seria uma tarefa aborrecida e muito dispendiosa», explicou o professor Lars Chittka.   

O projeto da Universidade de Queen Mary apela à participação da população de Londres.

As pessoas poderão indicar quais as áreas mais amigas das abelhas. A universidade encoraja os habitantes a plantar flores para atrair os insetos polinizadores.

Fonte: Reuters

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip