A valorização da fileira do queijo da região Centro

Em comunicado de imprensa, a parceria do Programa de Valorização da Fileira dos Queijos da Região Centro, atenta ao período de incertezas vivido nos últimos meses, afirma que se manteve ativa na dinamização das suas atividades ligadas à fileira.

Queijo

"Numa altura em que o mundo foi forçado a parar e em que fomos confrontados com uma nova normalidade, somos impelidos a avaliar as nossas prioridades e a encontrar novas formas de atuação, sempre com a consciência que o futuro está condicionado por uma força que ainda não conseguimos controlar e que, por isso, nos esperam tempos difíceis", começam por apontar, explicando que, "no entanto, a certeza de que não podemos ficar suspensos neste limbo e que devemos continuar a dinamizar projetos que sabemos serem essenciais para o desenvolvimento da nossa região e que podem, inclusive, assumir um papel essencial na luta contra a crise que já estamos a enfrentar".

Nesse sentido, "com o objetivo de alavancar a produção de leite em toda a região Centro, a parceria centrou-se na promoção de dois concursos: o Vale Pastor e o Vale Pastor+".

O Vale Pastor, é um concurso que visa atribuir um prémio monetário no valor de 5000 euros a empreendedores que tenham concluído com sucesso a iniciativa “Escola de Pastores”, já instalados ou que se queiram instalar na atividade da agropastorícia para produção de leite e seu fornecimento a queijarias que produzam queijos com D.O.P. na Região Centro, tendo terminado já a fase de aceitação de candidaturas.

O Vale Pastor +, é um concurso que visa atribuir um prémio monetário no valor de 2500 euros a atribuir a empreendedores, produtores de leite, que forneçam ou que queiram passar a fornecer este produto a queijarias com produção de queijo com D.O.P. e que apresentem o leite de melhor qualidade.

Este concurso decorreu como previsto, tendo-se concluído no primeiro semestre de 2020 a fase de envio dos boletins analíticos de controlo realizado ao leite que decorreu durante seis meses, conforme regulamento do concurso.

Sob coordenação das Comunidades Intermunicipais da área de abrangência dos candidatos a concurso, nomeadamente CIM da Região de Coimbra, CIM da Beira Baixa, CIM Viseu Dão Lafões e CIM das Beiras e Serra da Estrela, contando com forte colaboração da INOVCLUSTER e Cataa - Centro de Apoio Tecnológico Agroalimentar. Ambos os concursos se encontram em fase de avaliação e hierarquização dos candidatos para atribuição dos respetivos prémios.

Uma vez terminada a fase de hierarquização de candidatos, os mesmos serão devidamente informados.

A iniciativa Escola de Pastores enquanto impulsionadora da Região Centro

Numa entrevista à Agrotec, realizada no início de 2020, a Inovcluster explica a importância da iniciativa, as necessidades que conduziram à criação de tal e os principais objetivos. 

AGROTEC: Quando surge a ideia de criar uma iniciativa como a Escola de Pastores?

INOVCLUSTER: Os trabalhos que previamente se  desenvolveram  para a montagem do projeto incluiram um diagnóstico da realidade ligada à fileira do queijo. Este diagnóstico esteve na base das opções estratégicas definidas para o projeto, surgindo assim o enquadramento da formação “Escola de Pastores”.

AG: Qual a primeira necessidade que surgiu para a criação do projeto? E qual foi o momento em que compreenderam que seria essencial avançar?

INOVCLUSTER: A fileira do Queijo possui uma expressão muito forte na Região Centro Interior, constituindo um dos principais produtos endógenos do território e um dos com maior potencial devido ao elevado grau de especialização verificado na região. Contudo, é crucial construir uma estratégia alargada, concertada e integrada à escala regional, que vise apoiar os agentes da fileira na resolução dos principais estrangulamentos da cadeia de valor dos Queijos tradicionais da região desde o produtor de leite até ao consumidor de modo a fortalecer e valorizar a fileira.

Face ao exposto, foi desenhado o Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro que considera apenas os territórios que integram um conjunto de DOP (Denominação de Origem Protegida) e IGP (Indicação Geográfica Protegida), nomeadamente: Beira Baixa; Serra da Estrela e Rabaçal.

O setor da produção de leite, em específico para produção de queijo com D.O.P. enfrenta nos dias de hoje grande debilidade, no entanto representa grande importância para o País e sobretudo as Regiões do interior do país. Garantir a continuidade desta atividade será fundamental para manter a sustentabilidade de toda uma fileira que é vital para a dinamização da economia e cultura das regiões abrangidas pela iniciativa.

AG: O objetivo principal do projeto passar por contribuir para o reforço e rejuvenescimento da atividade. Dentro desta dinâmica, quais os outros objetivos que pretendem atingir?

INOVCLUSTER: São objetivos específicos do projeto:

1. Implementar uma estratégia de rejuvenescimento, valorização e competitividade da fileira;

2. Promover a inovação e o conhecimento dentro da fileira dos Queijos DOP da Região Centro;

3. Melhorar a qualidade e segurança alimentar dos Queijos DOP da Região Centro;

4. Melhorar a capacidade de resposta das entidades gestoras das DOP e IGP;

5. Desburocratizar e simplificar o processo de certificação, promovendo a partilha de informação e serviços entre as entidades gestoras e entidades certificadoras;

6. Sensibilizar os produtores para a importância do processo de certificação;

7. Implementar uma Estratégia de Promoção e Marketing dos Queijos DOP Região Centro;

8. Tornar a opção pela compra do Queijo DOP mais apelativa / atrativa;

9. Criar uma Rota Turística e Gastronómica: Queijos da Região Centro.

AG: Acreditam que se trata de uma iniciativa que veio para ficar? Pretendem dar continuidade à Escola de Pastores?

INOVCLUSTER: É uma iniciativa pioneira no país que surge para já no âmbito do Programa de Valorização da Fielira do Queijo da Região Centro.

AG: Existiu a união de várias instituições para criar este projeto. O processo revelou-se complicado?

INOVCLUSTER: O projeto “Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro”  é liderado pela Inovcluster – Associação do Cluster Agro-industrial do Centro e envolve um consórcio alargado de 14 entidades de base regional, entre elas: Associações representantes da Fileira, instituições de ensino Superior, centros tecnológicos e entidades públicas. As regiões D.O.P. da Beira Baixa, Serra da Estrela e Rabaçal são as zonas específicas de abrangência deste projeto.

A criação e consolidação do consórcio revelou-se simples, pois os objetivos definidos para o projeto são comuns ao território abrangido e nesse sentido todas as entidades envolvidas tiveram presente desde o início que a atuação em conjunto seria estratégica e fundamental para a concretização eficaz desses objetivos.

AG: A adesão à iniciativa foi a esperada? As candidaturas superaram as expetativas? 

INOVCLUSTER: A adesão à iniciativa superou todas as espetativas, tendo registado 126 candidaturas. Na totalidade há cerca de 28 alunos a frequentar a escola de Pastores, o que cumpre com os objetivos iniciais do projeto que previa veicular esta  formação a 20 empreendedores.

AG: As aulas começaram na última semana de setembro. Em relação ao currículo do curso, o mesmo consiste em teoria e prática, correto?

INOVCLUSTER: O curso “Escola de Pastores” foi estruturado com um total de 560 horas, 150 horas de componente teórica  e 410 horas de componente prática em contexto de trabalho em exploração agro-pecuária.

Esta formação pretende que os formandos adquiram o máximo de conhecimentos técnicos ligados ao setor, sendo por isso ministrados módulos de maneio sanitário, maneio reprodutivo, maneio alimentar, pastagens, forragens e silvopastorícia, ovinicultura/caprinicultura e gestão da exploração. Sendo os Institutos Politecnicos de Viseu e Castelo Branco parceiros do projeto e as entidades coordenaodras desta iniciativa, a componente teórica da formação é ministrada nas escolas superiores Agrárias de Viseu e Castleo Branco pelo corpo docente de cada uma.

AG: Ainda é cedo para compreender, mas que ideia estão a ter sobre o sucesso das aulas?

INOVCLUSTER: As aulas decorrem com a normalidade prevista, suscitando grande interesse e empenho por parte dos alunos que as estão a frequentar.

AG: Até então, qual tem sido o feedback dos alunos?

INOVCLUSTER: Os alunos têm-se mostrado bastante satisfeitos com as temáticas abordadas, especialmente porque conseguem ver a sua aplicabilidade na vida prática em exploração.

AG: Para o futuro, pensam em criar iniciativas do género para outras áreas de atividade, tendo em vista a potencialização do mundo e da atividade rural

INOVCLUSTER: Esperamos que futuramente continuem a surgir oportunidades que nos permitam abraçar iniciativas de Valorização do Território e do Setor Agroalimentar nas regiões consideradas de baixa densidade,  contribuindo assim ativamente para a sua potencialização.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip