A produção de meloa nos Açores

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas, João Ponte, afirmou que o crescimento registado da produção de meloa na ilha de Santa Maria nesta legislatura é um bom exemplo do resultado da aposta que tem sido feita na diversificação agrícola.

Meloa Santa Maria Açores

«A previsão da produção de meloa em Santa Maria em 2020 é que seja possível ultrapassar as cerca de 110 toneladas produzidas em 2019, fruto das condições atmosféricas favoráveis a esta cultura verificadas este ano», referiu João Ponte, considerando que esta realidade é bem demonstrativa do caminho de crescimento e de sucesso que a diversificação agrícola tem feito nos Açores.

O governante, que falava à margem de uma visita à Central Hortofrutícola da Agromariensecoop, onde acompanhou a receção da meloa mariense, destacou que o crescimento das produções no setor da diversificação agrícola nos Açores é extremamente importante do ponto de vista económico, pelo contributo que dá para a redução das importações e para o reforço da exportação de alguns produtos, como é o caso da meloa.

Apesar dos constrangimentos causados pela pandemia, João Ponte salientou que tem sido possível comercializar a Meloa IGP de Santa Maria em várias ilhas da Região, fomentando o consumo interno dos produtos agrícolas açorianos, em virtude da maior aposta na comunicação e ao recurso ao transporte por via área para as ilhas dos grupos Central e Ocidental.

«No último ano, 78% da produção de meloa de Santa Maria foi comercializada na Região e 22% no continente português», revelou João Ponte, acrescentando que, presentemente, a produção de meloa em Santa Maria ocupa uma área de 10 hectares.

João Ponte reconheceu ainda o esforço e a aposta que os produtores marienses têm vindo a fazer para aumentar a produção da tradicional meloa de Santa Maria, classificada como Indicação Geográfica Protegida (IGP), lembrando que o Governo dos Açores também tem feito o que lhe compete nesta matéria. O governante destacou que na presente legislatura ocorreu uma reclassificação da ajuda à meloa de Santa Maria, no âmbito das alterações ao programa POSEI, o que permitiu que o valor da ajuda aos produtores aumentasse 34%.

Sistema de abastecimento de água é investimento estruturante para a agricultura em Santa Maria

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas afirmou que o sistema de abastecimento de água da Ribeira do Aveiro é um investimento estruturante para a atividade agrícola em Santa Maria, permitindo captar, armazenar e distribuir um milhão de litros do caudal permanente de uma linha de água que não tinha qualquer aproveitamento.

«Hoje cumpre-se mais um compromisso assumido entre o Governo dos Açores e os agricultores marienses e as suas organizações representativas e isso, só por si, é motivo de satisfação. Mas, para o Governo dos Açores, o mais importante é que concretizamos um investimento orientado para o futuro, que capacita o setor agrícola, criando mais e melhores condições para o seu desenvolvimento», referiu João Ponte.

O Secretário Regional acrescentou que este investimento também reforça a sustentabilidade ao nível da gestão dos recursos hídricos na ilha de Santa Maria, dado que «estamos a substituir a captação de água de nascentes e de furos por água que tinha como destino o mar».

O governante falava na inauguração do sistema de abastecimento de água da Ribeira do Aveiro, composto por um açude de captação, dois reservatórios com capacidade de um milhão de litros e dois pontos de abastecimento de água aos agricultores, num investimento superior a 150 mil euros que beneficia quase duas dezenas de explorações agrícolas, numa área com 70 hectares. Para João Ponte, este investimento resulta também do trabalho articulado e em parceria que o Governo dos Açores tem feito com a Associação Agrícola de Santa Maria e com a Câmara Municipal de Vila do Porto no sentido de identificar constrangimentos e encontrar as respostas mais cabais e eficazes para os solucionar.

João Ponte adiantou que, nesta legislatura, foi investido um total de 1,5 milhões de euros em infraestruturas agrícolas na ilha de Santa Maria. «Foram investidos na presente legislatura cinco vezes mais em infraestruturas agrícolas do que na anterior legislatura em Santa Maria, o que traduz bem o esforço e a atenção que o Governo dos Açores tem dado a esta matéria, sendo certo que importa prosseguir no futuro com este tipo de investimento, por ser essencial à capacitação do setor agrícola», frisou.

Simultaneamente, foi assinado entre a IROA, a Câmara Municipal de Vila do Porto, a Associação Agrícola de Santa Maria e a empresa Ilhas de Valor um protocolo, que visa promover uma gestão centralizada, mais eficiente, da água e uma colaboração coordenada dos sistemas de abastecimento de água à lavoura existentes na ilha.

Com este protocolo, com uma validade de quatro anos, a autarquia fica responsável por gerir, operar e manter as infraestruturas agrícolas construídas pela IROA ao nível das redes e sistemas de captação, armazenamento e abastecimento de água à agropecuária, bem como o furo de captação de água na zona da Ribeira do Engenho e respetivo equipamento técnico, que é propriedade da Ilhas de Valor.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip