À descoberta da lampreia do Rio Minho

Até 15 de abril, nos municípios do Vale do Minho.

lampreia

A Lampreia do Rio Minho chega à mesa dos restaurantes da região, deliciando os apreciadores desta iguaria.

Até 15 de abril a ADRIMINHO e os seis municípios do Vale do Minho - Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova de Cerveira, promovem a 10ª edição da iniciativa “Lampreia do Rio Minho – Um Prato de Excelência”.

Em Melgaço, são 12 os restaurantes aderentes:Adega do Sossego, Adega Regional do Sabino, Hotel Boavista, Casa Real, Chafarix, Foral de Melgaço, Mini Zip, O Adérito, O Brandeiro, Paris, Tasquinha da Portela e o Verde Minho.

«Uns inovam, outros mantêm a tradição: ensopada no molho do seu próprio sangue, a maneira mais habitual de a preparar, com arroz ou estufada; marinada em vinho verde tinto; ensopada e servida com pão frito; de cabidela; ou à bordalesa; e até em folhados …um prato para colocar o chef à prova, já que não cativa a todos», refere a autarquia de Melgaço, em comunicado.

Haverá visitas a espaços museológicos da rede Melgaço Museus, visitas e provas nas adegas aderentes da Rota do Vinho Alvarinho e também visitas a produtores de artesanato, de fumeiro, de queijo e de outros produtos locais.

O programa contempla também uma caminhada “Pela rota das Pesqueiras”, uma parceria entre o Município de Melgaço e Arbo.

Durante a atividade, que acontece no dia 31 de março, os participantes poderão conversar com os pescadores, “participar” na pesca da lampreia, aprender a fazer as redes de pesca, a escalar e a preparar as lampreias. No final, haverá degustação de alguns pratos confecionados com esta iguaria.

Saiba mais aqui.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip