7.º Encontro “Trocas de Sementes” em Famalicão

Vila Nova de Famalicão é uma das cidades portuguesas pioneiras dos Encontros de Trocas de Sementes, organizados nesta localidade desde 2013 pelo Grupo Famalicão em Transição.

sementes

Neste sentido realiza-se dia 4 de março o 7º Encontro Troca de Sementes de Famalicão, organizado pela Associação Famalicão em Transição com o apoio da Camara Municipal de Vila Nova de Famalicão.

O programa de domingo inicia-se às 10h00 com um workshop sobre sementes nos Serviços Educativos do Parque da Devesa.

A troca de sementes ocorrerá a partir das 14h30 até às 17h30 na central de camionagem.

Em paralelo, e no mesmo local da troca, haverá a apresentação do projeto Sábio, que promove a economia circular através da valorização orgânica.

O workshop tem um custo de 10 euros e de 8 euros para os sócios da Associação Famalicão em Transição e é sujeito a inscrição.

A troca de sementes e apresentação do projeto é de entrada livre e gratuita.

As campanhas de Troca de Sementes surgem em vários locais do mundo e do pais impulsionadas pelo movimento Seed Freedom, liderado pela cientista e ativista indiana Vandana Shiva.

Após uma perda de 94% da biodiversidade das sementes agrícolas no século XX, devido ao controle do setor pelas grandes corporações da biotecnologia, a necessidade de luta pela preservação das restantes variedades de plantas tradicionais e adaptadas ao nosso clima, solo e hábitos alimentares, tornou-se primordial.

Desta forma, os agricultores e os cidadãos são partes essenciais para a preservação da biodiversidade e da soberania alimentar.

Mais informações aqui:

Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/674516652939205/

Site: http://famalicaomelhor.blogspot.pt/

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip