€26 milhões para apoiar espécies de crescimento lento

Está aberto, até ao próximo dia 11 de janeiro, um concurso para a melhoria da resiliência e do valor ambiental das florestas.

floresta

O apoio, no valor global de 26 milhões de euros, destina-se a promover a adaptação das florestas às alterações climáticas e a mitigar os seus efeitos, assim como a reabilitar os povoamentos em más condições vegetativas.

Financiado pelo Programa de Desenvolvimento Rural 2020 (PDR2020), através da Medida 8.1.5, o concurso visa apoiar as espécies florestais de crescimento lento, nomeadamente através do seu uso para substituição de áreas ocupadas por espécies de crescimento rápido.

O apoio abrange ainda a limpezas dos terrenos.

Trata-se de um concurso regionalizado, sendo o valor dos apoios diferenciado por cinco regiões, nomeadamente, Algarve, Alentejo, Lisboa, Centro e Norte. Apenas é admitida uma candidatura por beneficiário, com exceção das Entidades Gestoras de Zonas de Intervenção Florestal (ZIF) que poderão submeter uma candidatura por cada ZIF, e entidades coletivas públicas que poderão submeter uma candidatura por cada Mata Nacional e por cada perímetro florestal, lê-se no comunicado.

As candidaturas podem ser submetidas através de formulário que está disponível no portal do Portugal 2020 ou do PDR.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip