24H Agricultura Syngenta na Universidade do Algarve em abril

Cerca de 150 estudantes vão disputar a 4ª edição das 24H AGRICULTURA SYNGENTA. Será nos dias 6 e 7 de abril, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve e na Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, em Faro.

24horasagricultura

As inscrições já estão abertas.

Organizada sob orientação científica e pedagógica da Associação Portuguesa de Horticultura (APH), esta competição decorre durante 24 horas consecutivas, submetendo os estudantes a provas teóricas e práticas de campo.

O mote da edição de 2019 é a “Agricultura Circular”.

Este evento, promovido pela Associação Portuguesa de Horticultura (APH), tem como objetivo «demonstrar as competências exigidas aos profissionais no mundo moderno», dizem os organizadores, em comunicado.

Destina-se a alunos do ensino superior agrário de Portugal e Espanha, sendo também admitidas um máximo de três equipas de estudantes de ensino profissional das áreas de ciências agrárias, com vista a porem à prova os seus conhecimentos, atitudes e competências, ajudando-os na transição para a vida profissional.

Os temas das provas são diversos, desde a qualidade da pulverização, condução e calibração de máquinas e alfaias agrícolas, dimensionamento de sistemas de rega, cálculos diversos para aplicação de fatores de produção, planos de gestão empresarial, entre muitas outras.

Esta edição propõe também aos futuros agrónomos desenvolver provas que visam aumentar o conhecimento teórico sobre os princípios da Agricultura Circular; contribuir para o contacto direto dos estudantes com projetos/empresas que colocam em prática a Agricultura Circular e incentivar o desenvolvimento de modelos de negócio de Economia Circular aplicada à Agricultura.

A oportunidade do tema surge porque a Comissão Europeia adotou, em dezembro de 2015, um Plano de Ação para a Economia Circular, visando estimular a transição da Europa para uma economia circular e o Governo de Portugal apresentou, em Junho de 2018, o Plano de Ação para a Economia Circular (PAEC), alinhado com as políticas europeias.

São parceiros da APH na organização do evento a IAAS Portugal- Associação Internacional de Estudantes de Agricultura e Ciências Relacionadas e a SFORI, empresa de formação experiencial.

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve, que acolhe a competição esta escolha revela o «o reconhecimento da APH pela importância do setor hortofrutícola da região do Algarve na economia regional e nacional».

«Esta competição permite a troca de experiências entre os futuros técnicos agrícolas de todo o país, possibilitando o contacto dos mesmos, num ambiente de competição salutar, com os “exercícios” da profissão que escolheram. Sendo a 4ª edição, as 24H AGRICULTURA SYNGENTA começam a demonstrar a consolidação deste evento, a nível nacional, como uma das principais “atividades extracurriculares” dos estudantes das ciências agrárias. Será com agrado que a FCT irá receber esta competição, contando com o apoio, em especial, dos docentes e alunos do curso de Agronomia, incluindo-se a IAAS-Algarve», refere Carlos Guerreiro, vice-presidente da FCT-ULAG.

As 24H AGRICULTURA SYNGENTA contam com o apoio de empresas de referência no panorama agrícola, nacional e internacional, que têm uma participação ativa na construção e realização do evento.

PATROCINADORES: Platina: Syngenta Ouro: John Deere Apoio Institucional: Cotesi, Galucho, Hubel Agrícola, Hubel Verde, Lipor, Magos Irrigation Systems, Pulverizadores Rocha e Tecniferti.

Inscrições e mais informação: www.24horasdeagricultura.sfori.com.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip