18 Estados-membros contra propostas de Bruxelas para simplificar medidas Greening

São 18 os Estados-membros que acordaram um documento conjunto a apresentar ao Conselho de Ministros da União Europeia, no qual se opõem às propostas da Comissão Europeia para a simplificação das medidas Greening.

greening

Aqueles paises não concordam com a proibição do uso de pesticidas para as culturas proteaginosas em superfícies de interesse biológico; o aumento do pousio de seis a nove meses e em estabelecer um período de dez semanas para as culturas intermédias e cobertura verde.

Os países consideram que a medida de proibição dos fitossanitários apenas vai aumentar a pressão agroambiental e promover o desinteresse dos agricultores pelas superfícies de interesse biológico.

Defendem ainda que alargar o pousio apenas supõe um crescimento dos custos do agricultor e que em muitos países vai impossibilitar um cultivo de Inverno após o pousio.

Os 18 países são Portugal, Croácia, República Checa, Dinamarca, Estónia, Finlândia, Grécia, Hungria, Irlanda, Letónia, Luxemburgo, Polónia, Roménia, Eslovénia, Suécia e o Reino Unido.

Fonte: Agrodigital

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip