1º simpósio do INIAV sobre segurança alimentar traz perspetivas mundiais

O INIAV vai levar a cabo um simpósio dedicado à segurança alimentar (SAlimentar). A primeira edição acontece a 28 de novembro, no Auditório Municipal de Vila do Conde, subordinada ao tema “Rumo à Alimentação do Futuro”.

INIAV SAlimentar

Texto: Ana Catarina Monteiro

O SAlimentar pretende ser “um espaço de partilha de conhecimentos e de diferentes perspetivas, no âmbito da garantia de uma alimentação segura, dos riscos alimentares emergentes e da defesa da saúde dos consumidores, assim como das várias perspetivas atuais e futuras da segurança alimentar”, lê-se na página do evento.

O Instituto Nacional de Inovação Agrária e Veterinária (INIAV), mais concretamente o seu Pólo de Vairão, dirige este evento a todos os profissionais ligados ao setor da segurança alimentar, assim como à comunidade científica desta área.

O programa conta com oradores nacionais e internacionais. Cláudia Martins, da Danone Brasil; Karima Baudin, da Waters; Lourenço Pastrana, do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia; e Roy Kirby, da Mondelez International trazem várias temáticas exploradas além-fronteiras.

Em representação da investigação e do tecido empresarial nacionais, por sua vez, está prevista a presença de Fernando Bernardo, da Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV); Fernando Ramos, da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra; Isabel Castanheira, do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge; Ondina Afonso, da Sonae MC;  Luís Correia, da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Instituto Politécnico do Porto; Deolinda Silva, da Portugal Foods; entre outros.

Também estão previstas apresentações de responsáveis do próprio INIAV para falar de temas como o conceito “One Health”, por exemplo.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip