Viticultores afetados pelo granizo podem transferir direitos de produção de vinho do Porto

O Ministério da Agricultura informou que os viticultores do Douro afetados pelo granizo podem recorrer ao mecanismo de transferência de autorização de produção do vinho do Porto e ainda, a partir de outubro, ao programa VITIS. 

douro

Depois de um levantamento dos estragos provocados pelas intempéries, chuva forte e granizo, nos concelhos de Sabrosa, Alijó, Vila Nova de Foz Côa, São João da Pesqueira e Torre de Moncorvo, o ministério concluiu que «as situações encontradas se enquadram no âmbito dos seguros de colheitas, tendo em conta que se trata de um risco coberto pelo seguro». 

Em comunicado, fonte ministerial referiu que, nos casos de perdas de produção, o Instituto dos Vinhos do Porto e Douro (IVDP) coloca à disposição dos viticultores o mecanismo de «transferência de autorização de produção». 

Este mecanismo permite a transferência de mosto apto à Denominação de Origem Porto entre prédios ou parcelas do mesmo viticultor ou mesmo entre prédios e parcelas de diferentes viticultores em caso de perdas totais. 

Segundo referiu ainda o Ministério da Agricultura, os vitivinicultores podem igualmente recorrer ao programa VITIS, designadamente às medidas de Reestruturação da Vinha, a partir de outubro. 

Entre os dias 5 e 7 deste mês, chuva intensa, acompanhada de granizo, afetou produtores de vários concelhos da Região Demarcada do Douro. 

De imediato os técnicos da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte (DRAPN) e do IVDP foram para o terreno fazer um levantamento dos estragos provocados pelas intempéries. 

O ministério, que não fez referência à área afetada, referiu que, após a ocorrência, foram desenvolvidas ações de aconselhamento aos vitivinicultores, e outros agricultores, sobre os tratamentos a aplicar nas plantas afetadas.

Fonte: Lusa

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip