Vinhos verdes com colheita «excelente» em 2015

vinhos verdes

O ano vitícola de 2015 revelou-se de «excelente colheita» para a Região Demarcada dos Vinhos Verdes, com vinhos bem equilibrados e de elevada qualidade em todas as sub-regiões e castas. 

Segundo Manuel Pinheiro, Presidente da CVRVV – Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes «enfrentando a vindima com o stock de vinhos praticamente esgotado, verificámos com agrado que a produção aumentou significativamente face a 2014, tendo-se registado uma produção total de 76,6M de litros, o que significa um aumento de 27,9% face a 2014». 

O vinho branco registou um aumento de 31% comparativamente ao ano anterior, com uma produção de 63,6M de litros. O vinho tinto, com 8,5M de litros produzidos, constituiu um acréscimo de 3% face a 2014. O vinho rosado assinalou uma produção de 3,6M de litros (mais 32% do que no ano anterior).  

A vindima iniciou logo na primeira semana de setembro e, de um modo geral, todas as castas foram colhidas um pouco mais cedo do que o habitual: a Trajadura, Alvarinho e Loureiro foram as primeiras, seguiram-se o Arinto e Avesso. A casta Azal, que tem um ciclo vegetativo mais longo, foi a última casta branca a ser vindimada. 

Para as castas tintas, a vindima iniciou-se com a colheita do Padeiro e Vinhão, tendo-se seguido o Espadeiro, a casta mais utilizada na produção dos vinhos rosés. 

As condições meteorológicas foram favoráveis. O ano foi marcado pela seca e pelos recordes de temperatura e a ausência da chuva na época da colheita ajudou a garantir a excelente qualidade das uvas. 

Graças ao sol abundante, durante toda a época de vindima, alguns níveis de acidez serão ser menores e poderão vir a ser obtidos níveis de álcool mais altos que em anos anteriores. No entanto, a prematuridade da colheita da uva trará o equilíbrio desejado ao vinho. Os aromas serão complexos, com mais notas de frutas maduras e notas frescas de limão. 

Para assegurar que o Vinho Verde, com características únicas no mundo, é elaborado exclusivamente com uvas e mostos da Região Demarcada, a CVRVV manteve uma forte aposta no controlo e fiscalização das vindimas. 

Segundo Manuel Pinheiro «é muito importante garantir que a origem e qualidade das uvas são asseguradas, pois o preço da uva da nossa região atinge valores muito elevados. A equipa de fiscalização da CVRVV foi reforçada nas vindimas através de 20 técnicos que controlavam diariamente a qualidade das uvas». 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip