Vinhos do Alentejo no Brasil para estabilizar quebra das exportações

Cerca de 20 produtores do Alentejo promovem em setembro os seus vinhos no Brasil, mercado que nos primeiros sete meses do ano representou quase cinco milhões de euros de vendas, com o objetivo de estabilizar a quebra das exportações.

vinhos

«Cerca de 20 produtores do Alentejo vão apresentar os seus vinhos nos dias 8, 12, 15 e 20 de setembro, em mais uma edição das provas de vinho anuais no Brasil, desta vez nas cidades brasileiras de Porto Alegre, Rio de Janeiro, Vitória e São Paulo», segundo a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA).

«A estratégia de promoção dos Vinhos do Alentejo no Brasil passa por marcar presença frequente na imprensa brasileira» e nos «eventos marcantes» das principais cidades daquele país da América do Sul, disse fonte oficial da CVRA.

«As metas dos Vinhos do Alentejo passam pela estabilização do decréscimo que se tem notado no início de 2016. Não gostaríamos de terminar o ano com uma descida superior a 25%, tendo como expectativa um pequeno aumento das exportações no segundo semestre», adiantou a mesma fonte.

As exportações de vinho da região alentejana para o Brasil, mercado que tem um peso de 25% nas vendas totais ao exterior, caíram 27% nos primeiros seis meses em volume, nomeadamente por duas razões.

Segundo a CVRA, «a primeira prende-se diretamente com desvalorização do real em relação ao dólar em 2015 e que se vem refletindo em 2016», e a segunda «tem a ver com o aumento de impostos e, em especial, com o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI)», onde se enquadra o vinho.

«Os vinhos importados que pagavam um teto de 0,73 reais para valores de até 70 dólares passaram, a partir de 2015, a pagar 10% de IPI. Aguarda-se, no entanto, que o Governo brasileiro possa alterar a situação tributária até final do ano», adiantou a mesma fonte.

Nos primeiros sete meses do ano, foram exportados mais de 1,2 milhões de litros de vinhos do Alentejo para o Brasil, «período em que representou o maior mercado de exportação», totalizando em vendas quase cinco milhões de euros.

«O investimento da CVRA na promoção de vinhos do Alentejo no Brasil será de 401 mil euros» este ano, adiantou. Atualmente, a CVRA conta com cerca de «100 agentes económicos a exportar vinhos do Alentejo» para o mercado brasileiro.

Questionada sobre o que está a ser feito para contornar a quebra das vendas para Angola, fonte oficial da CVRA disse que a estratégia passa «fundamentalmente» por «diversificar mercados».

No entanto, «também temos alguns produtos a venderem melhor para o Brasil, ou seja, a vender vinhos de gamas mais altas e com valores também mais altos», acrescentou.

Entre janeiro e junho, a China, Rússia e Japão foram os mercados fora da União Europeia que mais cresceram. Os vinhos do Alentejo juntam 1.900 produtores de uvas e 235 empresas que comercializam vinhos com a garantia de origem e qualidade atestada pela CVRA.

A área de vinha aprovada para produção de vinhos DOC Alentejo e Regional Alentejano totaliza 22.315 hectares. A área de vinhos DOC Alentejo é de 15.445 hectares.

Fonte: Lusa

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip