Vinhos de Trás-os-Montes à prova no Porto

vinhos

A Comissão Vitivinícola Regional de Trás-os-Montes (CVRTM) vai dar a conhecer os seus produtos na cidade do Porto, durante o mês de dezembro, promovendo ações destinadas a mostrar as referências vínicas junto da restauração e do consumidor final.

#euprovotrasosmontes é o mote para experimentar vários vinhos de diferentes produtores nos restaurantes aderentes: ANTIQVVM, BH Foz, Wish, Clérigos, Arquinho do Castelo, Portobeer e Restaurante Árvore são os sete restaurantes que oferecem um welcome drink transmontano aos clientes a 4 e 5 de dezembro.

Para o Presidente da CVRTM, «esta é mais uma ação em que a Região manifesta a vontade de se dar a conhecer e de chegar a vários canais. Queremos que os vinhos de Trás-os-Montes cheguem à restauração, ao consumidor final. Que figurem entre produtos portugueses com uma expressão vincada de terroir e de caráter. Temos uma Região única, vinhos excecionais e produtores empenhados em reclamar o seu lugar no setor dos vinhos com a expressão que lhes é merecida», refere Francisco Pavão.

No dia 9, ao jantar no restaurante Árvore, vai ser recriado um conjunto de sabores transmontanos, que conjuga um buffet de vinhos com entradas de alheira, linguiça e milhos com costelinhas. Bacalhau com batata a murro e grelos antes de posta à Mirandesa são as propostas para provar Trás-os-Montes com diferentes perfis de vinhos e experiências distintas. À sobremesa, pudim de castanhas encerra a degustação com paladares doces da Região.

A pensar na época natalícia, a CVRTM associa-se ainda à Companhia Douro e Vouga e disponibiliza produtos da Região de Trás-os-Montes, entre os quais os vinhos são protagonistas, nas lojas do Mar Shopping e do Mindelo – The Style Outlet até 31 de dezembro e 31 de janeiro, respetivamente.

A iniciativa, integrada no plano de promoção da Região Vitivinícola traçado para 2015, desenvolve-se a par de uma campanha intitulada #euprovotrasosmontesque, até ao final do ano, levará aos principais centros urbanos algumas acções de prova e divulgação de vinhos e produtos transmontanos.

De referir que a CVRTM certifica produtos com Denominação de Origem (DO) Trás-os-Montes e Indicação Geográfica (IG) Transmontano, para além de promover a divulgação dos produtos vínicos e de dinamizar a melhoria da qualidade da vinha e dos produtos vínicos com DO e IG, protegendo o património regional que constitui a Denominação de Origem Trás-os-Montes.

Fonte: Dinheiro Vivo 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip