Vinho: Eslovénia quer combinar tradição com as novas tecnologias

eslovenia

A Eslovénia considera-se um país com grandes tradições na produção de vinho e onde cada vinho, quer seja engarrafado, quer seja armazenado em cascos de carvalho, tem a sua história, que permite definir quem o produziu e em que condições de solo, tipo de madeira ou outros fatores.

Esta longa tradição de produção de vinho está agora completada pelo recurso às mais modernas técnicas de vinificação, para permitir que os vinhos eslovenos sejam competitivos nos mercados mundiais.

Diz-se que a produção de vinho começou na Eslovénia durante o século VI A.C., sendo os Celtas os responsáveis pelo seu fabrico.

Os romanos, ao invadirem a região, tomaram contacto com esta bebida, que consideraram extraordinária e foram os principais responsáveis pela sua divulgação.

Existem na Eslovénia três grandes regiões de produção de vinho, que são o Podravje, o Posavje e o Primorje, cada qual com características próprias e bem definidas.

O Podravje é uma zona onde o tipo de solo e o clima continental são propícios à produção de vinhos brancos muito aromáticos, como o White Riesling, Sauvignon, Pinot blanc, Yellow Muscat, entre outros. Também é famoso pelos vinhos de colheita tardia.

O Posavje é caracterizado por pequenas explorações, que produzem um vinho pouco alcoólico e muito fácil de beber.

O Primorje é uma região com verões muito quentes e invernos amenos, o que faz com que os vinhos sejam secos, ricos em minerais e com uma boa pigmentação. Tem bons vinhos, tanto brancos, como tintos.

Fonte: Reuters/Agronegócios

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip