“Vinho com Ciência” em Lisboa

Tertúlia cientifica & Prova de vinhos irá decorrer no Dia Nacional da Cultura Científica, a 24 de novembro, 18h00 às 20h00 ,na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

vinho

O processo de transformação do sumo de uva em vinho é ciência? O conhecimento científico contribui para a produção de melhores vinhos?

Devido ao aquecimento global, o teor alcoólico do vinho tem vindo a subir, prejudicando os interesses dos consumidores e produtores – pode a ciência contribuir para a produção de vinhos com menor teor de álcool?

Celebrando a relação que existe entre a ciência e a vinha, o BioISI promove a iniciativa “Vinho com Ciência”, onde irá juntar investigadores para cruzar opiniões, trocar ideias e encontrar respostas para estas e muitas outras perguntas.

Após apresentações das linhas de investigação de vários investigadores haverá espaço para com(provar) as suas descobertas nas áreas da uva, vinha e fermentação, onde o produtor do Douro, Artur Serôdio, facultará para prova os seus vinhos: Afoito Douro; Afoito Reserva 2014 Tinto; Afoito Reserva 2014 Branco; Afoito 2015 Branco e Afoito 2015 Tinto.

«A vinha é uma das culturas de frutos mais importante, com um impacto elevado na economia nacional e global, muito ligada à produção de vinhos. A compreensão e controlo dos processos de amadurecimento, incluindo acumulação de compostos aromáticos e antioxidantes assume uma grande relevância no âmbito do melhoramento da qualidade e eficiência da produção vinícola», salientam os organizadores.

Só para este ano, as previsões feitas indicam que a produção de vinho em Portugal deverá crescer cerca de 10%.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip