Vinhais: vistoria a soutos para combater praga do castanheiro

Os soutos do concelho de Vinhais, um dos maiores produtores de castanha, vão ser passados a «pente fino» para combater a vespa das galhas do castanheiro, a praga que mais preocupa atualmente os produtores. 

castanha

Américo Pereira, edil de Vinhais, realça que o plano será executado pelo segundo ano consecutivo numa parceria entre a Câmara, a Associação Florestal Arborea e as juntas de freguesia. 

«Durante mais de dois meses tudo é passado a “pente fino” de forma a garantir que nenhum inseto venha a colocar os ovos noutras árvores», segundo o município, que realça que «neste momento é a praga que mais preocupa os produtores de castanha de Vinhais». 

O plano incide, sobretudo nas árvores mais novas e novas plantações, por se ter constatado que a praga «ataca principalmente os soutos mais novos provenientes de árvores importadas e cuja validade sanitária é duvidosa». 

À semelhança do que aconteceu no ano passado, o programa estratégico de combate a esta praga «consiste numa vistoria ao terreno, árvore a árvore, em que a Câmara Municipal colabora com meios financeiros, a Arborea com os meios humanos/técnicos e as juntas de freguesia coordenam e acompanham todos os trabalhos no terreno». 

«O plano de combate a vespa da galha do castanheiro delineado e executado pela Câmara, Arborea e Juntas de Freguesia está a dar excelentes resultados e a situação, para já, não é preocupante, pois encontra-se controlada», garantiu o autarca. 

A Câmara Municipal de Vinhais «lamenta que não exista um controlo mais apertado das árvores provenientes do estrangeiro e que se destinam a ser plantadas em Portugal» e apela à Direção Regional de Agricultura e às demais entidades envolvidas, que no próximo ano levem esta realidade mais a sério e que trabalhem na prevenção. 

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Terras de Trás-os-Montes, que tem no seu território os maiores produtores portugueses de castanha, os concelhos de Bragança e Vinhais, já tinha feito pedido idêntico, inclusive que seja o Ministério da Agricultura a suportar os custos do controlo e prevenção. 

Na operação de combate a esta praga realizada no ano passado foram detetadas 600 galhas infetadas em oito freguesias do concelho de Vinhais, a maioria das quais tinham sido importadas. As galhas dos castanheiros infestadas são cortadas e queimadas, antes do inseto sair dos ovos, para evitar a propagação. 

A imagem de marca de Vinhais é o fumeiro, mas «a castanha assume, em termos económicos, uma dimensão muito maior, movimentando 25 milhões de euros por ano», segundo as entidades locais. 

A chamada Terra Fria Transmontana, no norte de Portugal, concentra 90% das cerca de 40 mil toneladas da produção nacional de castanha, sendo Vinhais o maior produtor com cerca de 15 mil toneladas. 

Fonte: Lusa

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip