Vila Pouca de Aguiar comemora outono e impulsiona economia local

outono

Castanhas, cogumelos e cabrito, produtos que movimentam milhões de euros na economia de Vila Pouca de Aguiar, vão estar em destaque numa mostra gastronómica que inclui, pela primeira vez, um concurso de apanhadores de castanha, informou a autarquia.

A 14.ª Mostra Gastronómica realiza-se entre 7 e 8 de novembro de 2015, em Vila Pouca de Aguiar, numa iniciativa da Câmara Municipal para divulgar e promover os três produtos que estão a ajudar a desenvolver a economia neste concelho do distrito de Vila Real.

Serão à volta das 300 a 400 famílias do concelho que retiram rendimento da castanha neste concelho, que está inserido na área da Denominação de Origem Protegida (DOP) da Padrela.

Em Vila Pouca de Aguiar os cogumelos são também setor em expansão. A apanha movimenta centenas de pessoas, algumas das quais apenas para consumo próprio, mas uma percentagem significativa também recolhe para comercialização, o que representa um rendimento complementar ao orçamento familiar.

Pelo concelho espalham-se ainda cerca de cinco mil cabeças de cabra bravia e serrana.

«São produtos que ainda precisam de ser mais valorizados e é nessa estratégia de valorização, de inovação e de desenvolvimento que estamos a apostar», frisou Duarte Marques, edil local.

Por isso mesmo, segundo o autarca, a Câmara de Vila Pouca de Aguiar está já a preparar o “Micofest”, que decorrerá em simultâneo com a mostra gastronómica de 2016 e que vai espalhar pelas ruas da vila esculturas e pinturas que terão como principal temática o cogumelo.

No recinto da feira, dezenas de expositores vão vender cogumelos recolhidos na região e o programa do certame inclui ainda uma apanha de cogumelos para quem quiser e uma caminhada pelo trilho da castanha.

À mostra gastronómica aderiram 14 restaurantes do concelho que vão propor pratos como a “míscarada”, feito com cogumelos refogados, ou ainda caldo ou pudim de castanha e cabrito assado.

Fonte: Lusa 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip