Vendas no comércio a retalho sobem 5% em novembro de 2017

O Instituto Nacional de Estatística (INE) reporta um crescimento de 3,1 pontos percentuais no índice de volume de negócios no comércio a retalho no mês passado face a outubro.

supermercado

Em termos homólogos, o crescimento foi ainda maior.

As vendas tanto dos produtos alimentares como dos produtos não alimentares aceleraram em novembro.

O crescimento foi de 2,6 pontos percentuais e 3,5 p.p., respetivamente, revelou, esta manhã, o INE. Em termos homólogos, o crescimento foi de 4,8 por cento para os alimentares e 4,7% para os não alimentares.

Ainda de acordo com o INE, em termos nominais, o índice agregado aumentou 6,6 pontos percentuais (p.p.) em novembro, 2,6 pontos no mês anterior.

As variações dos índices dos agrupamentos produtos alimentares e produtos não alimentares situaram-se, respetivamente, em 7,1 e 6,2%, de 3,3 e 2,0 p.p. em outubro.

Comparando com o mês anterior, o índice de volume de negócios no comércio a retalho aumentou 3,9 pontos, o que representa uma variação de -2,5% em outubro.

Já o índice de emprego no comércio a retalho apresentou uma variação homóloga de 3,5% em novembro, 3,6 pontos em outubro.

A taxa de variação mensal do índice de emprego foi 2,6% em novembro, 2,7 p.p. no mesmo mês de 2016.

O INE assinala igualmente um crescimento homólogo de 4,7 e de 5% face a outubro no índice de remunerações.

Por seu turno, o índice de horas trabalhadas, ajustado de efeitos de calendário, aumentou 0,1 pontos em termos homólogos, de 1,3% no mês anterior.

Fonte: jornaleconómico

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip