Vendas de vinho na restauração mais do que triplicaram

O aumento do consumo em restaurantes compensa largamente a quebra na grande distribuição. Próxima vindima prevê-se 9% mais curta, mas tudo vai depender das condições climatéricas. As vendas de vinho no mercado nacional cresceram 14,3% em volume e 52,8% em valor, no primeiro semestre, para um total de 130 milhões de litros, no valor de 503 milhões de euros. Números que "disfarçam" a quebra na grande distribuição, mas também o enorme boom na restauração, fruto da retoma do turismo.

Assim, e de acordo com os dados da Nielsen, ontem divulgados pelo Instituto da Vinha e do Vinho (IVV), entre janeiro e junho, as vendas de vinho na grande distribuição caíram 9,8% em volume e 4,8% em valor, para um total de 92 milhões de litros (10 milhões a menos do que no período homólogo) e 240,2 milhões de euros (menos 12 milhões que em 2021).

Em contrapartida, as vendas na restauração disparam, com aumentos de 221,8% em volume e de 241,8% em valor. No total, durante o primeiro semestre, foram consumidos 38 milhões de litros, no valor de 263 milhões de euros. O facto de, no primeiro trimestre do ano passado, a restauração ter estado encerrada por causa da covid-19 ajuda a explicar grande parte do crescimento, a par do acréscimo substancial na procura turística.

Continue a ler aqui.

Fonte: Dinheiro Vivo

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip