Vasco Cordeiro destaca «empenho» dos agricultores açorianos

O presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, destacou o "profissionalismo e empenho" dos lavradores da região, valorizando o seu papel nas atuais "circunstâncias extraordinárias", de pandemia de Covid-19.

Agricultura Açores

"Se estivéssemos a viver tempos normais, estaríamos hoje a celebrar o Dia Nacional da Agricultura, numa iniciativa conjunta da Associação Agrícola de São Miguel e da Confederação dos Agricultores de Portugal. Em circunstâncias normais, a importância da agricultura e dos agricultores açorianos é um facto. Nas circunstâncias extraordinárias que hoje vivemos, essa importância é ainda mais evidente e eu gostaria de realçá-la a propósito dessa efeméride", considera Vasco Cordeiro, em texto publicado na sua página no Facebook.

O governante lembra que a agricultura açoriana "tem vindo a assumir um papel de destaque nos mais variados domínios", com a região a produzir "mais de 35% do leite, mais de 50% do queijo e cerca de 20% da carne de bovino" de todo o país.

"A estes dados junta-se, também, uma importância crescente na área das culturas horto-fruti-florícolas. Tudo isto só é possível, desde logo, pelo profissionalismo, pelo empenho, pelo trabalho e pela dedicação dos agricultores açorianos", prossegue Vasco Cordeiro.

Na pessoa do presidente da Federação Agrícola dos Açores, Jorge Rita, o chefe do Governo dos Açores endereça uma saudação aos lavradores da região, dizendo que o seu trabalho "é, ainda mais nas atuais circunstâncias, um elemento essencial neste esforço conjunto" para se ultrapassar a atual conjuntura de pandemia.

FONTE: Lusa

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip