Vale do Mondego: obra de €40 milhões no regadio concluída em setembro

A intervenção orçada em cerca de 40 milhões de euros em três blocos de rega do vale do Mondego estará concluída em setembro de 2015, estando a margem direita já em funcionamento pleno, assegura a ministra da Agricultura.

Em declarações à margem da inauguração do bloco de rega de Maiorca, Figueira da Foz, distrito de Coimbra, Assunção Cristas lembrou que a obra do regadio do vale do Mondego «estava parada desde 2005» e que o Governo decidiu relançar os trabalhos e apostar em três grandes obras - Bolão, Maiorca e margem esquerda - as duas primeiras já concluídas e a margem esquerda pronta em Setembro de 2015.

«A preocupação foi precisamente ir ao encontro da vontade dos agricultores. Levo como recordação e como boa memória o facto de ter vindo inaugurar esta obra e de ver já todos os campos agricultados com uma adesão de 100 por cento ao regadio», disse Assunção Cristas.

«Isto é sinal de que aqui há gente a querer fazer agricultura e a fazer agricultura nas melhores condições possíveis e, portanto, é bom investimento público», adiantou.

Com a conclusão dos três blocos de rega, ficam concluídos quase 6.800 hectares de regadio no vale principal do Mondego.

A próxima aposta passa pela intervenção nos chamados vales secundários [rios Arunca e Pranto, afluentes do Mondego], «já sinalizados como prioritários» e com candidaturas abertas no âmbito do Plano de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020.

Assunção Cristas frisou que «tem havido um trabalho muito intenso» entre os organismos do ministério da Agricultura, as associações de regantes e os agricultores no vale do Mondego, considerando «muito bom» estar na decisão de lançar as obras e fazer as candidaturas aos fundos europeus «e poder ver as obras concluídas e já a regar a 100 por cento».

Fonte: Lusa

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip