União Europeia: Armazenamento privado abrangeu 231 500 toneladas de azeite

A Comissão Europeia informou que o regime de ajuda ao armazenamento privado de azeite, adotado no último novembro de 2019, foi concluído. 

Azeite

Tendo abrangido um volume total de 213 500 toneladas de azeite, o concurso foi encerrado com uma ligeira queda nos preços em relação a 3 de janeiro, com um apoio máximo de 0,83 euros por dia por tonelada para azeites de azeitona virgem extra, virgem e lampante, para um volume de 41 600 toneladas, que serão armazenadas por 180 dias. O valor total representou cerca de 27% do total das existências da UE no início da campanha de 2019/2020.

O comissário europeu para Agricultura e Desenvolvimento Rural, Janusz Wojciechowski, afirmou que «a Comissão Europeia demonstrou novamente o seu compromisso e apoio aos agricultores europeus, especialmente quando eles precisam lidar com as perturbações do mercado».

Apesar dos primeiros sinais de melhora, levará um pouco mais de tempo para que o impacto total dessas medidas seja notada nos preços do azeite na UE, dependendo da evolução do mercado no setor do azeite.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip