União Europeia antecipa apoios à seca

Os Estados-membros da UE acordaram, no passado dia 28 de agosto, uma série de medidas para atenuar as dificuldades financeiras enfrentadas pelos agricultores devido às condições climáticas adversas e extremas que se fizeram sentir no último ano.

Texto: Sofia Monteiro Cardoso

Os agricultores vão receber, de forma antecipada, até 70% dos seus pagamentos diretos a partir de meados de outubro. Vão receber ainda 85% dos seus pagamentos relacionados com o desenvolvimento rural assim que o pacote de medidas for formalmente adotado, no início de setembro.

Foi ainda aprovado um conjunto de medidas para para aumentar a disponibilidade de alimentos para os animais, sendo inclusive autorizadas derrogações de certas regras de ecologização para aumentar a disponibilidade de alimentos para animais.

Os agricultores afetados poderão ainda receber uma percentagem mais elevado dos pagamentos ao abrigo da PAC (Política Agrícola Comum).

Phil Hogan, Comissário Europeu da Agricultura e Desenvolvimento Rural, afirma, em comunicado, que a Comissão Europeia tem “acompanhado de perto a situação desde o início dos fenómenos climáticos extremos e estamos prontos para apoiar os nossos agricultores. A Comissão tem estado em estreito contato com todos os Estados-membros e temos reagido rapidamente sempre que necessário. Estas medidas deverão aliviar financeiramente os agricultores europeus e protegê-los da escassez de forragens para os seus animais”.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip