UE deve ser mais eficaz no combate ao desperdício alimentar

desperdicio alimentar

A União Europeia (UE) deve tornar mais eficazes as medidas que adota para combater o desperdício alimentar, defende o Tribunal de Contas Europeu num relatório divulgado.

De acordo com o documento, «apesar de existir um conjunto de políticas da UE que permitem lutar contra o desperdício alimentar, esse potencial não é explorado», tendo «as ações desenvolvidas até ao momento sido fragmentadas e esporádicas, com falta de coordenação ao nível da Comissão Europeia (CE)».

«A última proposta da UE para lidar com o desperdício alimentar, a criação de uma plataforma, não responde totalmente aos problemas identificados no relatório», referem os auditores.

Sublinhando que «o desperdício alimentar é um problema mundial que exige a adoção de medidas a todos os níveis» e que «as estimativas atuais indicam que, globalmente, cerca de um terço dos alimentos produzidos para consumo humano é desperdiçado ou perdido», o relatório aponta como causa da ausência de progressos «a inexistência de uma definição comum de 'desperdício alimentar' e de uma base de referência acordada, a partir da qual orientar as reduções nesta matéria».

Segundo os auditores, esta situação, cujo «custo económico e ambiental é muito elevado», persiste «apesar dos repetidos apelos do Parlamento Europeu, do Conselho, do Comité das Regiões, do G20, entre outros, para que a UE participe na redução do desperdício alimentar».

«O nosso relatório para a Comissão Europeia identificou um conjunto de oportunidades perdidas e de potenciais melhorias que não exigiriam novas iniciativas legislativas nem mais dinheiro público», disse Bettina Jakobsen, o membro do Tribunal de Contas Europeu responsável pelo relatório.

«Mas, ao concentrar os seus esforços na criação de uma plataforma, a Comissão perde mais uma oportunidade para lidar de forma eficaz com o problema», argumentou.

Na opinião da responsável, aquilo que agora é necessário é «uma melhor harmonização das políticas existentes, uma melhor coordenação e um objetivo político claro de redução do desperdício alimentar».

Fonte: Lusa

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip