UE deve promover a segurança alimentar mundial

segurança alimentar

Uma resolução do Parlamento Europeu, votada a 30 de abril de 2015, considera que a União Europeia (UE) deve usar a Expo Milão 2015 para «incentivar práticas agronómicas sustentáveis, promover a equidade na cadeia de abastecimento, e combater o desperdício de alimentos e desnutrição».

A resolução foi votada precisamente na véspera da abertura oficial do evento, que decorre a 1 de maio.

O objetivo final desses esforços deve ser a de fortalecer a segurança alimentar global, acrescenta o documento.

«A segurança alimentar global, a luta contra o desperdício de alimentos e melhorar a sustentabilidade da produção agrícola são assuntos que requerem uma solução urgente e internacional. A votação de hoje é um sinal forte que o Parlamento leva estas questões a sério. Apelamos tanto a Comissão Europeia e os Estados Membros da UE para se juntar a nós e usar o Milan Expo como uma oportunidade para pressionar por soluções para esses desafios globais prementes», disse o relator Paolo De Castro.

A resolução foi aprovada por 460 votos a 126, com 20 abstenções.

As estimativas da UE apontam para que o crescimento da população global exigirá um aumento de 70% no abastecimento de alimentos até 2050.

A Expo Milão 2015, cujo tema é "Alimentar o Planeta, Energia para a vida", abre as portas a 1 de maio de 2015 e decorre até 31 de outubro.  

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip