Trás-os-Montes: autarcas querem plano de erradicação das doenças do castanheiro

castanheiros

A Comunidade Inter-municipal (CIM) Terras de Trás-os-Montes anunciou que pretende juntar várias entidades, no sentido de definir um plano concreto de ação para erradicação das doenças do castanheiro.

O primeiro passo será a convocação de uma reunião entre a CIM, o Centro Nacional de Competências de Frutos Secos, Instituto Politécnico de Bragança e a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte.

Este projeto vai avançar agora, pois as doenças que afectam o castanheiro, como o cancro e a vespa das galhas do castanheiro, manifestam-se, sobretudo, na primavera e é preciso definir um plano de ação atempado.

O Politécnico de Bragança está já a trabalhar, no sentido de encontrar uma solução que permita a erradicação destas doenças.

Recorde-se que o castanheiro é uma importante fonte de rendimento para a comunidade rural de Trás-os-Montes e 80% da produção nacional está concentrada na região.

O castanheiro tem vindo, nos últimos anos, a ser flagelado com várias doenças, como recentemente a vespa das galhas do castanheiro, que podem pôr em causa uma produção normal.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip