Tomate: clima com impactos na cultura em Espanha e Portugal

As regiões da Andaluzia e Estremadura em Espanha, bem como todo o território de Portugal estão a sofrer condições climatéricas muito adversas durante o período crucial de instalação das culturas.

tomate

A Andaluzia é claramente a área mais severamente atingida. Após o mês de março mais frio dos últimos 30 anos, sofreu chuvas regulares durante abril e, o mais crítico, chuvas extremamente intensas na semana passada, com uma soma de 180 litros por metro quadrado em grande parte das áreas de cultivo.

E ainda temperaturas abaixo do normal durante as últimas duas semanas. Este clima excecional terá vários impactos sobre a cultura:

- atraso no início, agora previsto para nunca antes de 05 de Julho. Num ano normal seria entre 20 e 25 de junho;

- uma cultura mais concentrada, com perdas potenciais nos campos e dificuldades de processamento para as fábricas locais;

- algumas doenças extra para o tomateiro, tais como o míldio, favorecidas por humidade do solo e do ar;

- um atraso nas plantações finais que leva a 2 riscos adicionais: um nível mais elevado de aborto da flor à medida que as plantas em floração irão enfrentar temperaturas mais elevadas e um maior risco de chuvas durante a colheita dos últimos frutos;

- por último algumas superfícies perdidas como campos alagados que não vão recuperar e algumas plantações que não serão alcançadas a tempo.

Embora seja muito cedo para avaliar adequadamente as perdas, parece que, para além dos volumes perdidos (campos alagados e colheitas fracas), até 10% das superfícies podem ser plantadas.

A Estremadura, a maior região produtora de Espanha, e Portugal têm basicamente, experienciado condições climáticas semelhantes: um abril chuvoso e frio, com não mais de 7 dias limpos consecutivos e chuvas muito intensas no início de maio - e continua a chover - com acumulados de até 140 litros por metro quadrado.

Fonte: Tomato Land

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip