The Foodies regressam para premiar PME do setor agroalimentar

A FIPA – Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares associa-se à confederação FoodDrinkEurope no lançamento, em Portugal, da segunda edição dos The Foodies, os prémios europeus que pretendem distinguir as micro, pequenas e médias empresas do setor agroalimentar.

Estes galardões contemplam três categorias: The Greener Planet Award, para iniciativas na área da redução do impacto ambiental, podendo contemplar projetos desde a diminuição das emissões de carbono à melhoria de embalagem; The Healthier Living Award, no campo da promoção de estilos de vida saudáveis e iniciativas como o desenvolvimento de novos produtos e reformulações ou ações junto da comunidade; e Next-Gen Innovator Award, que pretende premiar jovens empreendedores e start-ups dedicadas ao desenvolvimento de sistemas alimentares mais resilientes, sustentáveis e seguros. 

“Estes prémios europeus são uma excelente oportunidade para as empresas portuguesas do setor agroalimentar demonstrarem o seu valor e o enorme empenho e capacidade de inovação nestas áreas. A edição do ano passado foi um sucesso, com sete empresas a apresentarem candidaturas, sendo que Portugal conseguiu ter presença entre os finalistas. Esperamos superar o número de candidaturas este ano, pelo que apelamos às PME que se candidatem aos The Foodies”, sublinha Pedro Queiroz, Diretor-Geral da FIPA.

Para esta segunda edição a FoodDrinkEurope desenvolveu uma parceria com a BBC Global no âmbito do debate sobre sistemas alimentares sustentáveis, sendo que todos os participantes nos The Foodies terão a oportunidade de contar a sua história na próxima série da BBC Sustainable Food.

Podem candidatar-se empresas que empreguem menos de 250 pessoas e que tenham um volume de negócios anual não superior a 50 milhões de euros e/ou um balanço total anual que não exceda os 43 milhões de euros. Já na categoria “Next-Gen Innovator Award”, os candidatos devem ter 40 anos ou menos e uma empresa em fase de arranque.

Na primeira etapa de avaliação são selecionados até cinco projetos em cada categoria, sendo depois contactados para partilha de informações mais detalhadas. A partir daqui, na segunda etapa, o júri selecionará os vencedores para cada categoria, que serão revelados em setembro deste ano.

As candidaturas podem ser feitas, até 31 de maio, em www.thefoodies.eu. O processo de candidatura é simples e requer apenas cinco minutos.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip