Terrapro organiza sessão de divulgação do projeto VRI

  • 08 dezembro 2021, quarta-feira
  • Regadio

A Terrapro vai organizar uma sessão de divulgação do projeto VRI, que termina no final deste mês, com o objetivo de apresentar os resultados obtidos. 

O projeto visa a instalação de um sistema integrado de Rega Diferenciada por pivot, com claros benefícios no uso eficiente de fatores de produção, em especial da água e energia de rega, permitindo a maximização da exploração em regadio e promovendo a competitividade do setor.

Assista à sessão através do link: https://meet.google.com/ake-ueyv-znr

O projecto realiza-se em 8 pivots distribuídos pelas herdades dos parceiros, quatro no Alentejo, em Portel e Montoito e quatro no Ribatejo - Couço e Samora Correia. 

Regadio de precisão

A implementação de um sistema integrado de agricultura de precisão permite a recolha de dados de precisão, necessários ao conhecimento de cada parcela individualmente, e a aplicação de água e fatores de produção de forma diferenciada (correções de solos, fertilização, etc).

​Será, por isso, desenvolvido um sistema que integra tecnologia inovadora de monitorização (sondas humidade do solo, estações meteorológicas, mapas de condutividade eléctrica do solo e vigor vegetativo -NDVI, entre outros), com a capacidade de atuação de forma diferenciada no pivot (VRT, VRI em pivot, etc.). Este novo sistema incluirá integração, análise e interpretação de dados, assim como aconselhamento técnico especializado e de proximidade para optimizar os resultados. 

 Prevê-se por isso como resultado, um aumento significativo na eficiência da produção, quer pelo aumento do uso eficiente da água e outros factores de produção, quer pelo aumento das produções.​

Saiba mais sobre o projeto aqui.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip