Suinicultores promovem setor em Leiria

A Câmara de Leiria aprovou um apoio de 2555 euros para a realização da 1.ª Gala "Porcos de Ouro - Portugal", organizada em parceria com a Federação Portuguesa de Associação de Suinicultores com o objetivo de promover o setor.

A gala será realizada no dia 22 de junho, nas instalações do Mercado Sant' Ana, em Leiria, e conta com o apoio da Câmara, que entende que este setor tem um «impacto económico elevado» no concelho.

Para o município, a produção suinícola nacional é uma «importante fonte de receita, sendo atualmente a segunda maior atividade pecuária com maior número de efetivo e de valor do setor». Este setor é «responsável por 40% do volume de negócios no distrito de Leiria».

O peso das exportações da área geográfica de Leiria é de «27,3% do total nacional», refere ainda a minuta aprovada na reunião de executivo.

Integrada nas celebrações do 35.º aniversário da Federação Portuguesa de Associação de Suinicultores (FPAS), a gala irá «homenagear as explorações que se distinguem no esforço e constante desafio na implementação de novas exigências de produção, legislação ambiental, mudanças nos hábitos alimentares e melhores técnicas de produção, com relevo para áreas como a biossegurança, bem-estar animal e ambiental».

Num universo de 21 empresas a concurso, o evento «contará com a presença de um júri composto por personalidades de renome na indústria suinícola, portuguesa e espanhola e revisita o conceito do prémio PORC D'OR, distinção que remonta a 1994, sob a chancela do Instituto de Alimentação e Agricultura Investigação e Tecnologia (IRTA), em Espanha».

Fonte: Lusa

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip