Suinicultores alertam para colapso no setor e admitem novas ações de protesto

A Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores (FPAS) alertou esta semana novamente para o colapso em breve do setor e admitiu «fazer nova ação de pública de protesto» se não obtiver uma «resposta rápida» do ministro da Agricultura.

suinicultores

Em comunicado publicado no jornal Correio da Manhã, a FPAS afirma que, «neste momento, os prejuízos diários dos suinicultores são insuportáveis, pelo que, a não serem tomadas quaisquer medidas, o desaparecimento do setor é uma realidade, pondo em causa milhares de postos de trabalho e o fim da carne de porco portuguesa».

«Enquanto tiverem alento, os suinicultores vão reagir e, se não existirem respostas rápidas do ministro, vão em breve fazer nova ação pública de protesto», pode ler-se no comunicado.

A Federação acusa o Governo de não os ajudar, de não receber a FPAS e não responder ao caderno reivindicativo apresentado.

«Vai [o ministro da Agricultura] mandando 'recados' de que está muito preocupado, mas, em três meses de Governo, nem uma ação tomou em defesa da suinicultura», vinca a federação.

A FPAS diz que «são apenas falinhas mansas que já não convencem o setor», salientando que, se o ministro da Agricultura «não arriscar, vai ficar na história como o coveiro da suinicultura nacional».

Na nota, a Federação lembrou que recentemente Bruxelas atribuiu uma ajuda de 500 milhões de euros para o setor do leite e suinicultura.

«A este montante, cada país podia adicionar igual valor. A Portugal couberam 4,3 milhões de euros e a suinicultura recebeu zero. Os nossos colegas europeus receberam dezenas de milhões de euros. Como podemos competir com eles?», salientou a FPAS.

Os suinicultores recordaram também que «têm realizado ações de protesto dentro da ordem e sem reagir a provocações e algumas agressões de agentes da autoridade».

«Nunca entrámos pelo caminho agressivo e violento, como os nossos colegas franceses, e não o vamos fazer, mas não podemos morrer calados», declaram.

Em fevereiro passado, um grupo de suinicultores concentrou-se frente à fábrica Sicasal, em Mafra, e impediu a entrada de três camiões com porcos espanhóis, num protesto contra a crise no setor, que diziam pôr causa o emprego de 200 mil pessoas.

Na altura, o presidente da FPAS, Vítor Menino, alertou para o colapso em breve do setor, pedindo medidas de reestruturação do crédito a curto prazo e a isenção da Taxa Social Única (TSU). 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip