Smurfit Kappa Portugal escolhe Marrocos para investir 35 milhões de euros em África

A Smurfit Kappa, uma das principais empresas mundiais de embalagem de papel, anunciou a construção da sua primeira fábrica em África. Localizada na região de Rabat em Marrocos, a fábrica de cartão canelado de 25.000 m2 irá fornecer soluções de embalagem inovadoras e sustentáveis para uma série de setores, como o industrial, agrícola e automóvel.

Esta nova fábrica de última geração irá criar cerca de 300 postos de trabalho na região, tanto direta como indiretamente. Os produtos fabricados serão inteiramente destinados ao consumo no mercado marroquino e irão ao encontro das necessidades dos clientes locais e multinacionais que operam em Marrocos, que exigem soluções de embalagem competitivas, inovadoras e sustentáveis, entregues rápida e eficientemente. Num mercado em que a procura excede atualmente a oferta de soluções de embalagem de cartão canelado, a abertura da nova fábrica irá melhorar a cadeia de valor para os seus clientes em Marrocos.

A Smurfit Kappa tem uma presença comercial em Marrocos desde o final dos anos 90 e tem agora um escritório de vendas e uma rede de centros de montagem. Esta nova fábrica irá reforçar a posição da Smurfit Kappa no país e permitir-lhe-á tornar-se o parceiro estratégico para clientes em vários setores, tais como agricultura, bens de consumo, automóvel, têxtil, farmacêutico e outros mercados industriais como a carne, pescas e cerâmica.

Ignacio Sevillano, CEO da Smurfit Kappa Espanha, Portugal e Marrocos, disse: "A Smurfit Kappa está extremamente orgulhosa de anunciar a construção da sua primeira fábrica de embalagens de cartão canelado na região de Rabat Salé Kénitra, em Marrocos. Um país cuja cultura está muito próxima da visão e valores da nossa empresa. Este investimento faz parte da abordagem "pensar globalmente, agir localmente" da Smurfit Kappa, que combina o nosso modelo de sourcing integrado, experiência e riqueza de dados com a perícia da nossa equipa local para compreender e satisfazer as necessidades dos clientes".

Mounir Naciri, diretor geral da Smurfit Kappa Marrocos, acrescentou: "A nossa presença atual na Região de Rabat Salé Kénitra permite-nos colaborar e trabalhar estreitamente com os nossos clientes em Marrocos, mas com esta nova fábrica de embalagens, que ficará situada numa área com um destacado potencial de crescimento, a Smurfit Kappa contribuirá ainda mais para o desenvolvimento dos seus negócios e permitir-nos-á responder mais rapidamente às suas exigências em matéria de embalagem de cartão canelado. Num mercado que atualmente tem poucos fornecedores de embalagens, este investimento ajudará a garantir o fornecimento e a aumentar a produção local destes materiais, o que trará maior valor aos clientes".

Naciri prossegue, observando que "este notável projeto não teria sido possível sem o incrível apoio das autoridades locais. De facto, no âmbito da Visão Real, que visa promover o investimento, a reforma dos centros de investimento regionais foi uma prioridade nacional para satisfazer as necessidades dos investidores e contribuir para a melhoria do clima empresarial em Marrocos. Um dos principais pilares desta reforma é a criação das Comissões Unificadas de Investimento Regional, lideradas pelo Wali da região, com o objetivo de melhorar os processos de tomada de decisão e assegurar uma revisão integrada e consistente dos projetos de investimento".

Espera-se que a nova fábrica esteja operacional a partir do primeiro trimestre de 2023. A Smurfit Kappa tem atualmente mais de 355 plantas em todo o mundo, localizadas em 36 países. Além disso, é o único operador regional de grande escala na América Latina.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip