Simulador de incêndios no centro da floresta

Um simulador de incêndios florestais ou anéis de árvores que transportam o visitante para os acontecimentos históricos do ano em que as mesmas nasceram, são alguns dos novos equipamentos do Centro de Ciência Viva da Floresta de Proença-a-Nova, apresentados a 16 de abril.

Os novos equipamentos resultaram de um investimento de cerca de 800 mil euros ao longo dos últimos anos, conseguido com recurso também a fundos comunitários.

«A ideia foi dar uma abordagem mais interativa às funcionalidades da floresta», resumiu João Paulo Catarino, presidente da autarquia.

A par do simulador de incêndios e do módulo do histórico das árvores, há um outro dedicado a mostrar as diferentes etapas do ciclo do carbono, um formigário, carros solares, entre outros.

O Centro, inaugurado há quase oito anos, assumiu-se como um dos principais polos de atração do concelho e, desde a sua abertura, já recebeu mais de 100 mil visitantes.

Com os novos equipamentos, a par das conferências e palestras que continua a organizar, João Paulo Catarino, acredita que vai «dar ainda maior centralidade em termos da floresta».

Para o futuro, há já candidaturas a fundos comunitários para desenvolver novos projetos, mas estes estão ainda em fase de estudo, segundo o autarca.

Fonte: JN

 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip