Simpósio debate aproveitamento da biomassa das vinhas

Vila Franca del Penedès, município catalão com forte ligação ao vinho e membro da Rede Europeia das Cidades do Vinho (Recevin), recebe a 10 e 11 de março de 2016 o simpósio “Viñas por Calor”, no seguimento do projeto de desenvolvimento sustentável que este município está a implementar.

vinhas

Pedro Magalhães Ribeiro, presidente da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) e vice-presidente da Recevin, marca presença nesta iniciativa, bem como José Arruda, secretário-geral da associação.

Vão também integrar a comitiva portuguesa José Calixto, presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz – Cidade Europeia do Vinho 2015, Luís Encarnação, vereador da Câmara Municipal de Lagoa – Cidade do Vinho 2016, e Manuel Coutinho, chefe de gabinete do presidente da Câmara de Lamego, cujo município faz parte do Conselho de Administração da Recevin.

O objetivo do projeto “Viñas por Calor” é promover o aproveitamento da biomassa proveniente da poda das vinhas para gerar bioenergia para as adegas, reduzindo as emissões de CO2, diminuindo a fatura de energia e gerando novos postos de trabalho, mediante a implementação do Círculo Virtuoso da Vinha (CVV).

O projeto pretende demonstrar a viabilidade do CVV como uma estratégia local para diminuir os efeitos das alterações climáticas, ao mesmo tempo que permite às empresas do setor do vinho serem mais competitivas, promovendo uma área económica com baixas emissões de carbono e com alto valor acrescentado.

O simpósio irá abordar outras experiências de sustentabilidade dos territórios vitivinícolas e projetos inovadores de produção local de energia e irá contemplar também a visita a adegas. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip