Serra da Estrela com mais um ciclo anual das feiras do queijo

O queijo de ovelha produzido na Serra da Estrela vai estar em destaque num ciclo anual de feiras que começa este sábado em Penalva do Castelo (Viseu) e que termina a 19 de março em Fornos de Algodres (Guarda).

queijo

As tradicionais festas do queijo continuam a ser realizadas anualmente por várias autarquias da região para homenagearem os pastores e as queijeiras e para promoverem aquele produto artesanal.

A região demarcada de produção do queijo Serra da Estrela abrange 18 municípios: Carregal do Sal, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Gouveia, Mangualde, Manteigas, Nelas, Oliveira do Hospital, Penalva do Castelo, Seia, Aguiar da Beira, Arganil, Covilhã, Guarda, Tábua, Tondela, Trancoso e Viseu.

O concelho de Penalva do Castelo, no distrito de Viseu, abre este sábado o ciclo anual de eventos de promoção do queijo, com a 26.ª Feira do Pastor e do Queijo, que se prolonga até este domingo. Segue-se a vila de Celorico da Beira, no distrito da Guarda, considerada a "Capital do Queijo Serra da Estrela".

O programa começa no dia 18 e estende-se até 26, com animação, espectáculos musicais, gastronomia e artesanato, entre outras iniciativas. No fim-de-semana do Carnaval, acontecem certames em Seia, Gouveia e Manteigas.

A Feira do Queijo de Seia, à semelhança do ano anterior, decorrerá ao longo de quatro dias (25, 26, 27 e 28 de fevereiro), no Mercado Municipal e na área envolvente.

Em Gouveia, a Feira do Queijo da Serra da Estrela será realizada no domingo de Carnaval, no âmbito do programa da ExpoSerra - Feira das Atividades Económicas da Serra da Estrela, que começa a 24 e termina no dia de Carnaval (28).

A Câmara Municipal de Manteigas também aproveita a quadra do Carnaval para organizar a Expo Estrela, de 25 a 28 de fevereiro, que inclui, no dia de Carnaval, uma prova do queijo Serra da Estrela.

O queijo de ovelha terá também destaque na XIV Feira do Fumeiro, dos Sabores e do Artesanato do Nordeste da Beira, a realizar na cidade de Trancoso, nos dias 24, 25 e 26 de fevereiro e 4 e 5 de março, por iniciativa da autarquia e da Associação Empresarial do Nordeste da Beira.

Em março, serão realizados eventos em Oliveira do Hospital e Tábua (distrito de Coimbra), e em Aguiar da Beira e Fornos de Algodres (distrito da Guarda).

O município de Tábua organiza nos dias 4 e 5 de março a XXVIII Feira do Queijo, do Pão, dos Enchidos e do Mel e VIII Mostra de Gastronomia e Artesanato das Freguesias do Concelho.

A autarquia de Oliveira do Hospital realiza nos dias 11 e 12 de março a sua 26.ª Festa do Queijo Serra da Estrela que inclui exposição e venda de produtos endógenos, artesanato, gastronomia, tosquias de ovelhas e fabrico de queijos ao vivo.

No dia 12 de março, a Câmara de Aguiar da Beira realiza na localidade de Mosteiro a 4.ª Festa do Pastor e do Queijo, certame que tem como principal atrativo um concurso de ovinos.

O ciclo de 2017 das feiras do queijo da Serra da Estrela termina em Fornos de Algodres, nos dias 18 e 19 de março, com um evento que incluirá provas de queijo, exposições, animação, um concurso de ovinos e uma mostra do cão Serra da Estrela.

Fonte: Lusa 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip