Sernancelhe: campanha da castanha está a deixar produtores satisfeitos

castanha

A produção de castanha em Sernancelhe está a ser melhor, em quantidade e qualidade, do que em 2014.

A garantia é dada por produtores deste concelho do norte do distrito de Viseu.

«Este ano a castanha é boa, há qualidade e quantidade», frisou José Augusto, que tem cerca de 50 hectares de terreno com castanheiros.

A meio da campanha deste ano, o produtor já colheu «entre sete e oito toneladas» e prevê que a quantidade duplique até ao final.

«No ano passado apanhei metade e mais ruim. Este ano é de boa qualidade, pouco bichosa. E o sabor é sempre melhor quando não é bichosa», explicou.

Também Daniel Azevedo está satisfeito com a forma como tem estado a decorrer a colheita da castanha nos seus cerca de 20 hectares de soutos.

«A produção este ano é muito melhor do que no ano passado. Não é dos melhores anos, mas é um bom ano», realçou, acrescentando que a castanha da campanha atual, «além de ter menos bicho, é mais doce e mais saborosa do que a do ano passado».

Em 2014, a produção total dos castanheiros de Daniel Azevedo «não chegou a seis toneladas, foi mesmo um ano muito fraquinho».

«Este ano já recolhi mais de seis toneladas, mais do que o que tive o ano passado. Portanto, deverei chegar ao fim da campanha com o dobro da produção do ano passado», acrescentou.

Segundo o produtor, no ano passado «o bicho foi um problema grande».

«Este ano há uma ou outra com bichado, mas nada parecido com o ano passado», referiu, considerando que, no entanto, «alguma coisa terá de ser feita» para combater este problema, que «é complicado de controlar», sobretudo nos soutos mais velhos.

José Augusto e Daniel Azevedo são dois dos produtores que, a partir do final do dia de sexta-feira, participam na 23.ª edição da Festa da Castanha de Sernancelhe.

Até domingo, o concelho vai celebrar a castanha, durante uma festa que reúne expositores, empresas do setor, artesanato, gastronomia, restauração, animação, passeios pedestres e de BTT pelos soutos da Martaínha e pela Rota da Castanha e do Castanheiro. Os soutos do concelho de Sernancelhe estão inseridos na Denominação de Origem Protegida Soutos da Lapa.

Fonte: Lusa

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip