Seia: Festa da Castanha na Lapa dos Dinheiros

castanha

Nos dias 31 de outubro e 1 de novembro de 2015 a Lapa dos Dinheiros, concelho de Seia, acolhe a III edição da Festa da Castanha.

Neste fim de semana, num verdadeiro espírito comunitário, a aldeia dá a conhecer os seus soutos, os saberes e sabores de outono mais típicos desta aldeia, num fim de semana onde a castanha é a protagonista e onde não faltará o tradicional magusto na caruma.

Uma caminhada interpretativa aos soutos, um mercado de sabores da aldeia, oficinas de cozinha sobre o uso da castanha na gastronomia são outras iniciativas previstas.

A castanha tem um especial significado nesta aldeia de montanha, pela abundância deste fruto nos 18,15 hectares de Castanheiros do Souto da Lapa dos Dinheiros, uma verdadeira reserva da árvore que, nos últimos dois mil anos, constituiu um eixo fundamental da vida serrana.

O evento é organizado pela União das Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros e o Centro Social da Lapa dos Dinheiros, em parceria com a ADIRAM - Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha (entidade gestora do projeto Aldeias de Montanha) e o Município de Seia.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip