Secretário Regional da Agricultura anuncia abertura de candidaturas aos apoios do POSEI e PRORURAL

O Secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural anunciou que o Governo Regional dos Açores vai abrir os apoios diretos do POSEI e do PRORURAL aos agricultores da Região Autónoma dos Açores, entre o dia 27 de fevereiro e o dia 15 de maio.

Açores Governo Regional

António Ventura, que falava durante um encontro com a Associação de Jovens Agricultores Micaelenses, garantiu que o Executivo açoriano vai proceder à abertura de novas candidaturas para novas áreas, seja nas medidas agroambientais, na agricultura biológica e nas medidas de manutenção da atividade agrícola em zonas desfavorecidas, sendo que as novas medidas correspondem a candidaturas que não eram permitidas em 2019 e 2020. 

O titular da pasta da Agricultura disse que «o novo quadro de apoio comunitário, que começa em 2023, precisa de um novo desenho para os Açores que seja específico e ajustado às necessidades de quem produz nesta Região».

Nesse sentido, António Ventura salientou que «a atividade da agricultura nos Açores depende muito da existência e da persistência dos jovens, porque são eles o futuro», e que «neste momento ser um jovem agricultor no arquipélago é uma atividade de resiliência e de exigência, devido aos baixos preços à produção, quer no leite ou na carne, e os elevados custos de produção».

«É para estas dificuldades que temos que governar, porque sem agricultura nos Açores não é possível produzir agroalimentos», acrescentou, referindo que «a riqueza de uma região também se mede pela sua capacidade de produção agrícola, e essa capacidade tem muito a ver com a existência de jovens agricultores».

O Secretário Regional da Agricultura evidenciou ainda que «as linhas de atuação da Secretaria, nos próximos quatro anos, serão também dirigidas aos jovens agricultores, para que seja uma atividade atrativa e com lucro».

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip